Cultura

07 Benefícios de ouvir música

Ads 02

Ouvir música é um costume que faz parte da rotina de diversas pessoas. Isso porque, além de ser um fator relaxante, ao ouvir música, você consegue entender melhor sobre diversos outros temas de diferentes culturas.

Apesar de ser um fator relaxante, a música pode apresentar diversos outros benefícios, e é justamente sobre isso que falaremos em nosso artigo hoje. Continue a leitura e confira.

Benefícios de ouvir música

Como mencionamos, além do relaxamento, existem diversos outros benefícios que o hábito de ouvir música pode nos trazer. Confira:

Diminuição do Estresse

Ads 03

Apesar de muitas pessoas acreditarem que a música serve só para deixar as pessoas agitadas e animadas, existem controvérsias que provam que a música auxilia de maneira significativa na diminuição do estresse.

Assim, ao chegar em casa, após um dia estressante e cansativo, seja no serviço, na escola ou dos próprios afazeres do dia a dia, muitas pessoas costumam ouvir música e, com isso, ter uma sensação de conforto e tranquilidade.

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias com Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Portal completo e atualizado diariamente, acompanhe as nossas editorias.
Saiba mais >>   Grátis e online: Racismo e feminismo são temas da Mostra Aldir Blanc na SP Escola de Teatro

Diminuição dos sintomas de depressão

Outro benefício significativo que o hábito de ouvir música pode trazer é em relação a diminuição dos sintomas de depressão. Isso acontece porque a música tem um efeito direto sobre o cérebro, estimulando diversos tipos de respostas.

Auxilia na superação dos problemas

Ads 04

A música, justamente por ter um efeito direto sobre o nosso cérebro, faz com que as pessoas consigam expressar melhor seus sentimentos. Assim, em momento de choro e tristeza, o indicado é que as pessoas escutem música e, com isso, consigam melhorar seus sentimentos.

Auxilia na mudança de humor

Outro benefício que o hábito de escutar música apresenta é em relação a mudança de humor. Com certeza você já viu alguém chateado, bravo, ou até mesmo nervoso e, ao escutar música, mudou completamente de humor.

Isso quer dizer que, quando você está pra baixo, uma música mais animada pode fazer com que você se anime e fique um pouco mais energético, enquanto em momento de muita energia e ansiedade, uma música relaxante pode fazer com que você fique um pouco mais calmo.

Inspiração na criatividade

Ads 05

O hábito de ouvir música também apresenta um benefício relacionado à inspiração. Isso porque, se você deseja criar um blog, correr mais rápido na esteira, ou diversas outras coisas, porém não consegue pois está sem criatividade e deprimido, a música pode ser uma aliada.

Saiba mais >>   Kennya Macedo anuncia carreira solo com o single “Barriga Cheia”

De acordo com algumas pesquisas realizadas, ao escutar música, a criatividade é inspirada por conta da mente entrar em um estado diferente. Além disso, isso não acontece somente com artistas.

Auxilia na respiração

Mais um benefício da música está relacionado a diminuição da respiração e a aceleração na frequência cardíaca. Isso acontece porque todo mundo responde a música, afinal, é normal balanças o pé ou mexer o corpo enquanto escutamos uma música.

Diminuição da pressão sanguínea

Ouvir músicas mais calmas, como, por exemplo, reggae, música celta ou música clássica, pode atuar beneficiando na diminuição da pressão sanguínea, conforme mostrou um estudo realizado pela Sociedade Americana de Hipertensão. Além disso, a música pode, também, melhorar o movimento em pessoas com Parkinson ou AVC.

Além desses benefícios que mencionamos, o hábito de ouvir música pode trazer diversas vantagens as pessoas, como, por exemplo:

  • Promoção do autoconhecimento;
  • Estimulação da memória;
  • Desviar o foco de dores e pensamentos negativos;
  • Elevação do astral;
  • Alivia sintomas de insônia;
  • Elevação do desempenho cognitivo;
Saiba mais >>   7 restaurantes estrelados Michelin pelo mundo

Vale destacar que a música pode ser escutada através de diversos meios, seja pelo celular, pelo computador, pela televisão, pelo fone, pelo rádio, ou por outras diversas formas.

Quando a música surgiu?

Agora que você já sabe alguns dos benefícios que o hábito de ouvir música pode proporcionar, vamos falar sobre a história da música, já que, muitas dúvidas surgem ao pensarmos em quando a música surgiu.

A música surgiu no Egito Antigo, e era um elemento religioso importante. Além disso, os egípcios consideravam que a música era uma invenção do Deus Thoth, e que outros Deuses a utilizaram como forma de civilização

Como citamos, a música era um elemento religioso importante, o que explica o primeiro gênero musical ter sido a monofonia, estilo de música que possui uma linha melódica, também chamada de gênero sacra ou profana.

Como a música foi inventada?

A música foi inventada quando o homem percebeu que, ao bater um objeto no outro, ele produzia sons, e que esses sons não eram somente barulhos. Ao ser inventada, a música foi utilizada com várias funções ao longo da história, desde cerimônias de exaltação de autoridades, até episódios de lutas.

Quais são os gêneros de músicas mais conhecidos atualmente?

Existem diferentes gêneros de música, no entanto, os mais conhecidos atualmente são:

  • Axé;
  • Country;
  • Eletrônica;
  • Forró;
  • Funk;
  • Gospel;
  • Hip Hop;
  • Reggae;
  • Blues;

Por fim, agora que você já sabe quais são os principais benefícios relacionados às músicas, escolha seu gênero favorito e tire um tempo diário para escutar música, isso com certeza irá melhorar o seu desempenho mental.

Ads 06

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Envie sua pauta ou release, entre em contato conosco [email protected]