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Inteligência artificial: O que é e como usar no seu e-commerce

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A sociedade está vivendo em um mundo globalizado e digitalizado. Com isso, você, enquanto empreendedor, precisa aprender mais sobre inteligência artificial o que é e como ela pode ajudar no seu plano de negócios de e-commerce.

Afinal, cada vez mais, as tecnologias estão sendo aplicadas nas rotinas de gestão e vendas, aperfeiçoando os fluxos. Por isso, conhecê-la é um ponto de partida que pode lhe interessar. 

Muitas pessoas já ouviram falar do surgimento da IA (Inteligência Artificial) e como ela está em praticamente todas as áreas de negócios, contribuindo com funções diversas e otimizando as rotinas.

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No entanto, esse é um processo que ainda está sendo implementado nos negócios, sendo uma operação que destaca as marcas.

Assim, se você não está familiarizado com a inteligência artificial, o que realmente precisa saber é que, basicamente, consistem em máquinas e softwares/programas que executam tarefas que, normalmente, exigiriam a mão de obra de seres humanos, mas que tendem a ser mais trabalhosas, exaustivas ou complexas, podendo ocasionar erros quando executado por pessoas.

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Exemplo disso são as coletas e organização de dados em altos volumes.

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Além disso, muitas dessas máquinas são capazes de, realmente, aprender a melhorar a maneira como estão realizando as tarefas, o que contribui com a produtividade, qualidade e agilidade das operações. 

O impacto da IA no comércio eletrônico

A implementação da inteligência artificial no e-commerce, ou comércio eletrônico, não é apenas uma moda passageira. É uma tecnologia que tem o potencial de impactar todas as áreas do negócio e promover melhorias e redução de custos, podendo ser aplicada em:

  • Logística;
  • Marketing;
  • Pedidos online;
  • Segmentação de público.

Isso porque, para se ter uma ideia do impacto, a inteligência artificial abrange a mineração de dados, que pode ser usada para informar futuras estratégias de marketing, vendas e níveis de estoque de uma loja que vende esquadria de alumínio sob medida e outros materiais para a construção civil, por exemplo. 

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Também inclui aprendizado de máquina, que pode ser usado para resolver problemas automaticamente, criar melhores experiências para o cliente e aumentar as conversões de leads.

Por conta dessa versatilidade e aprimoramentos, a tecnologia de IA tornou-se mais poderosa e mais acessível nos últimos anos. 

Atualmente, marcas de e-commerce de todos os tamanhos podem implementá-la em um esforço para economizar dinheiro, impressionar clientes e competir com líderes de mercado.

Com a IA, as marcas de comércio eletrônico podem entender os compradores e melhorar as ofertas em todas as etapas da  jornada do consumidor. No entanto, isso também significa que as expectativas dos clientes estão aumentando e é preciso estar preparado.

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A importância da inteligência artificial

Os profissionais que estão envolvidos com o setor de marketing de uma instituição de ensino de curso NR 10, por exemplo, em algum momento, podem pensar em IA como algo que apenas engenheiros de robótica estão interessados. 

Contudo, a verdade é que o desenvolvimento da inteligência artificial ​​é cada vez mais importante para quem está envolvido com marketing e e-commerce.

Tudo se resume a máquinas capazes de lidar com tarefas diversas, como repetitivas e de organização, que exigiam a participação de profissionais humanos, mas que, de maneira favorável, liberam tempo e energia para que as pessoas se ocupem com tarefas que envolvem ideias e pensamentos, tomadas de decisão e ações estratégicas.

A chave não é apenas a rapidez com que essas máquinas lidam com as atividades, mas também a eficiência com que as executam. 

Com novos desenvolvimentos acontecendo o tempo todo no mundo da IA, as máquinas não estão apenas conquistando projetos, mas estão aprendendo enquanto trabalham, tornando as ações mais efetivas e podendo ser aplicadas em novas frentes, como em assistentes virtuais e chatbots mais naturais.

Esse tipo de machine learning permite o crescimento exponencial e a automação da IA ​​quando implementada para fins de marketing, e aí está a chave para a adesão mais qualificada e sem qualquer dúvida nas estratégias.

Benefícios do comércio eletrônico de IA para marcas

Uma pesquisa recente de instituições conceituadas focadas em comércio eletrônico indica que todas as áreas do varejo, mesmo uma fabricante de amaciante, podem se beneficiar do uso da inteligência artificial. 

As marcas de online estão particularmente bem posicionadas, e prontas para aproveitar melhor o comércio eletrônico, graças à facilidade com que a inteligência artificial pode coletar dados detalhados de compras.

A seguir estão alguns dos benefícios que vêm com a implementação do AI no e-commerce.

  1. Campanhas de marketing mais precisas

Existem inúmeras maneiras pelas quais a inteligência artificial para e-commerce pode aumentar os resultados de campanhas de marketing e reduzir o ROAS (Return On Ads Spending), ou seja, o retorno nos custos com anúncios.

Se uma empresa deseja apresentar a mensagem certa e no momento certo, coletar insights para auxiliar na tomada das melhores decisões ou descobrir características do público que levam a conversões mais altas é fundamental e a IA pode ajudar nesse processo, otimizando os resultados.

  1. Melhores experiências do cliente

Com a IA, as marcas podem rastrear e analisar milhões de ações de clientes todos os dias. 

Desse modo, as organizações que promovem a assinatura digital como fazer a captura, por exemplo, e podem garantir a segurança no ambiente online, também podendo personalizar o conteúdo para cada usuário.

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Como resultado, as lojas de comércio eletrônico que implementam a inteligência artificial são mais capazes de fornecer conversas envolventes, conselhos úteis e interações íntimas semelhantes aos serviços de um assistente na loja. 

Mais ainda, podem desenvolver materiais para inbound marketing qualificado em blogs integrados à loja virtual.

  1. Maior produtividade e menores custos operacionais

Embora a automação de marketing já exista há algum tempo, a inteligência artificial está mais poderosa do que nunca. 

Por conta disso, as marcas podem automatizar com confiança mais funções em relação aos estabelecimentos comerciais, tanto em estruturas físicas quanto virtuais, como testes A/B, otimização de anúncios, recomendações de produtos similares, apresentação de serviços vasectomia preço e descontos de fidelidade.

A IA também tira a carga dos ombros da equipe para que os funcionários possam centralizar as ações em tarefas mais cruciais ou atendimentos que a IA não pode atender.

Assim, despende-se menos tempo em tarefas repetitivas e mais tempo em brainstorming criativo e estratégias para o direcionamento da marca. 

Inclusive, pesquisas sugerem que as ferramentas de IA aumentam a produtividade dos funcionários por conta desse redirecionamento da atividade, tornando-os mais técnicos e satisfeitos.

Exemplos de comércio eletrônico de IA

Muitas empresas, como fabricantes de leitor RFID, redes varejistas, prestadoras de serviços, entre outras, estão ingressando em novas oportunidades relacionadas à tecnologia.

Exemplo disso é o movimento em torno do metaverso, sistema que muitos empreendimentos estão enxergando como uma oportunidade para melhorar sugestões de produtos, experiência do usuário e logística, além de realizar novos negócios.

Mesmo organizações menores também estão criando a marca nesse novo universo virtual, especialmente para melhorar os esforços de marketing.

Ainda que isso esteja em fase de teste, em um momento inicial, existem outras tecnologias que já apresentam oportunidades de uso. Seguem exemplos de como marcas de todos os tamanhos podem usar a inteligência artificial no e-commerce.

  1. Recomendações personalizadas de produtos

As marcas de comércio eletrônico podem usar a IA para oferecer, de forma automática aos compradores, recomendações de produtos altamente relevantes com base no histórico de compras, comportamento individual e públicos semelhantes.

Ao usar a IA para criar previsões sofisticadas sobre o que os clientes realmente desejam, as marcas podem melhorar as estratégias de cross sell e up sell e aumentar o valor médio de pedidos.

À medida que a tecnologia se desenvolve, o comércio eletrônico com IA exige cada vez menos informações de especialistas em dados para que essas recomendações personalizadas estejam disponíveis para marcas de todos os tamanhos. 

Os empreendimentos também podem usar resultados de pesquisa personalizados, assistentes de compras e outros processos automatizados para direcionar os clientes para produtos altamente relevantes.

  1. Logística inteligente
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O poder preditivo do aprendizado de máquina é particularmente útil quando se trata de logística. É por isso que empresas do setor de transporte e logística dizem que a IA melhora a gestão de estoque.

A IA pode ajudar a prever tempos de chegada, demanda de produtos, atrasos de envio e tempos de embalagem. 

Além disso, quanto mais tempo usar o IA nessa área, mais precisas serão as previsões.

As marcas podem ir mais longe usando robôs com inteligência artificial para concluir uma ampla variedade de tarefas logísticas, como organização, estipulação de rotas e controle de estoque.

  1. Segmentação de clientes

Os recursos de processamento de dados das ferramentas de IA permitem que os profissionais de marketing de e-commerce entendam melhor os clientes. 

Os sistemas de IA podem analisar facilmente comportamentos e características complexas para otimizar a segmentação de público e aumentar as conversões.

Os profissionais de marketing podem usar esses insights complexos para criar os próprios segmentos ou automatizar o processo. 

  1. Otimização de preços

Com acesso às informações certas, as ferramentas de IA podem saber quando e o que descontar com base na oferta, demanda, tendências de vendas e outras dinâmicas de mercado.

Isso elimina a adivinhação dos preços dos produtos, garantindo que as marcas de comércio eletrônico precifiquem cada um dos produtos de maneira ideal.

Isso significa que as marcas podem se manter competitivas, além de otimizar o volume de vendas e as margens de lucro sobre serviços, como projetos de AVCB bombeiro para estruturas prediais.

  1. Chatbots inteligentes

Os chatbots dedicados ao atendimento ao cliente fazem parte do comércio eletrônico de IA há algum tempo. 

Com a ajuda da inteligência artificial, os chatbots podem ajudar a orientar os clientes pelo funil de vendas 24 horas por dia, 7 dias por semana, respondendo a perguntas e consultas simples. 

Além disso, os chatbots estão melhorando e agora podem ser usados ​​para facilitar a assistência virtual, fornecer informações e interações mais complexas, recomendações de presentes, transações simples e ser inserido em ambientes virtuais do próprio metaverso.

Em termos de suporte, os chatbots começam a lidar com solicitações mais difíceis e fornecer experiências mais personalizadas. 

Alguns chatbots modernos podem até acessar o banco de dados de clientes para fornecer respostas úteis e personalizadas em tempo real.

Conclusão

A inteligência artificial está mudando a maneira como os compradores online encontram, interagem e compram produtos, fazem a digitalização de documentos e propõem mudanças nos hábitos de consumo.

Com os tomadores de decisão já dizendo que a IA é central para as operações de negócios, o comércio eletrônico com base em IA chegou para ficar e tende a se expandir e aperfeiçoar mais ao longo do tempo.

Se a empresa ainda não implementou a inteligência artificial, a hora de começar é agora.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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