Qual a importância da tecnologia no marketing?
Neste conteúdo você vai saber sobre
O mundo passa por uma transformação visível desde a introdução de novos processos e tecnologia, ganhando mais relevância após as empresas compreenderem a importância da tecnologia no marketing como um todo, principalmente no digital, tendo em vista as mudanças na forma de abordagem junto ao mercado consumidor.
O que antes dependia menos de dados e mais de psicologia e criatividade, até meados dos anos 1990, agora depende de um interesse e relacionamento mútuo para funcionar bem.
O marketing não está mais limitado a outdoors e anúncios impressos, ocorrendo de forma passiva para o consumidor. Agora, o processo se dá em uma comunicação em via dupla e interação com os consumidores.
Desde o início da internet, os profissionais da área de publicidade tem acompanhado a tecnologia em rápida mudança para a divulgação de novas empresa de manutenção de ar condicionado, e até mesmo as marcas já consolidadas.
À medida que os equipamentos eletrônicos com acesso à internet ficam melhores e mais plataformas de comunicação são disponibilizadas, a publicidade online se torna uma nova maneira pela qual os profissionais de marketing podem e devem atingir o público.
Mas como, exatamente, a tecnologia mudou o marketing tradicional e com que efeito?
Mudança nos paradigmas e abordagem publicitária
As empresas estão sempre procurando novas maneiras de impressionar e engajar o público-alvo para ficar à frente da concorrência, explorando novas táticas de abordagem publicitária.
Uma das maneiras encontradas está em usar a tecnologia, e as novas ferramentas disponíveis, para melhorar as estratégias de marketing, comunicação e promoção de materiais, como junta de vedação ao setor industrial.
Com isso, é possível se conectar com as perspectivas certas, no momento mais apropriado, alcançando o potencial consumidor.
É importante entender como avaliar e alavancar novas tecnologias e como as empresas, e as equipes de marketing, podem fazer isso para melhorar a abordagem junto ao mercado consumidor.
Escolhas e tendências de marketing tecnológico
Profissionais de marketing e empreendedores precisam entender que a tecnologia mais recente não se limita a simplesmente promover um site ou um aplicativo para dispositivos móveis.
Usando tecnologia e ferramentas modernas, profissionais de marketing e empresas podem melhorar, de uma forma rápida, a presença nas redes sociais, aprimorando a maneira como uma marca pode ser encontrada em um mecanismo de pesquisa e se conectar com as pessoas.
Antes do advento da tecnologia mais recente, que possibilitou serviços como manutenção em notebook de forma remota e a criação de campanhas mais direcionadas, as empresas usavam várias táticas de marketing tradicionais para alcançar mais clientes globalmente.
No entanto, com ferramentas avançadas se tornando mais disponíveis a cada dia, torna-se extremamente importante que as empresas adotem novas formas de se comunicar com os leads, otimizando a oferta de produtos e serviços, o atendimento e as ações de marketing, adotando novas redes, por exemplo.
A importância da tecnologia no marketing digital
De uma maneira geral, a tecnologia tem impactado todas as partes da vida da sociedade. Isso é visto a partir de tarefas domésticas, auxiliadas por assistentes virtuais, até a fábrica de etiqueta que pode aplicar desde a automação na linha até para segmentar melhor as campanhas de marketing.
Sempre há um equipamento eletrônico, um gadget ou aplicativo com uma função específica e que pode ajudar as pessoas em suas atividades, melhorando os resultados obtidos.
Por isso, o marketing mudou drasticamente ao longo dos anos, com um impacto que alterou a forma de alcançar e se relacionar com o público-alvo que busca produtos que vão desde pães na padaria até plataforma elevatória preço para instalação em ambientes industriais.
Tudo isso para que os profissionais possam recorrer a ferramentas digitais diversas para otimizar o contato e o direcionamento no funil de vendas, como:
- Aplicativos dedicados;
- Blogs;
- E-mail;
- Lojas virtuais;
- Redes sociais;
- Sites corporativos;
- Ferramentas de automação de marketing e CRM.
A nova tecnologia mudou completamente a forma como os dados são coletados, analisados e usados nos negócios. Também mudou a forma como os produtos são comercializados para os consumidores.
O uso de canais de comercialização
O foco do marketing mudou da publicidade competitiva para a coleta e distribuição de dados, criando ações mais personalizadas e segmentadas.
A nova tecnologia de marketing revelou centenas de maneiras de entender empresas e consumidores e ainda mais maneiras de alcançá-los e criar relacionamentos de mais valor, compreendendo o comportamento.
No entanto, com todas essas novas informações disponíveis, muitas vezes fica difícil organizar e analisar todos os dados. Para isso, a automação e aspectos de tecnologia podem ser importantes aliados.
A pesquisa de marketing moderna pode ser mais fácil do que era anteriormente. Praticamente todas as empresas e clientes têm acesso à internet, facilitando acesso a produtos como alarmes de incêndio para prédios e edifícios, a uma simples porca e parafuso de uso doméstico.
Desse modo, é possível recorrer a sistemas de coleta e tratamento de dados, tendo profissionais para avaliar essas informações com mais precisão, ou mesmo utilizando plataformas que já realizam esse processo para segmentar o público para um e-mail marketing, por exemplo.
Ferramentas como sistemas CRM (Customer Relationship Management), ou gerenciamento de relacionamento com o cliente, também estão se tornando mais populares e qualificando a jornada e atendimento ao cliente.
Houve um aumento significativo no marketing de rede social, bem como no marketing em páginas da internet.
Esses canais de marketing precisam ser monitorados, analisados e personalizados, e o CRM permite integrar essas informações a cada contato e interação com o público.
Outras empresas fazem isso para cada serviço dedicado, como a realização de instalações elétricas prediais, e conseguem compreender o que pode ser oferecido aos clientes.
Outros canais de marketing em ascensão incluem os anúncios digitais, a produção de conteúdo online patrocinado, as páginas dedicadas para avaliações online e, muito importante, os formatos de propaganda voltados para o mobile, como celulares e tablets.
A revolução do marketing direto
Por causa da tecnologia focada em banco de dados, é mais fácil comercializar para nichos do que para um público abrangente, possibilitando a fidelização. As informações são coletadas por meio de pesquisas e enquetes e uma identidade clara pode ser estabelecida, mantendo os leads aquecidos.
O desenvolvimento mais empolgante nesse campo é o marketing de permissão, ou seja, aquele em que o potencial cliente permite que empresas coletem informações sobre suas interações e hábitos de consumo para a realização de marketing direto.
Muitas ferramentas estão disponíveis para personalizar a mala-direta, rastrear e direcionar as informações de marketing.
Informações mais precisas, coletadas e organizadas em bancos de dados, são a chave para um bom relacionamento com o cliente.
O poder avassalador das redes sociais
As redes sociais e a internet permitiram inovações em marketing e negócios.
Empresas independentes de localização contam com ferramentas de rede social para publicidade online. Com isso, muitos empreendedores começaram a criar negócios que não possuem lojas físicas ou escritórios.
Além disso, começaram a surgir novas oportunidades de negócio e profissões, como é o caso de influenciadores, criadores de conteúdos e afiliados.
Desse modo, também surgem novas formas de marketing. Nesse contexto, empresas que trabalham vendendo portas corta fogo, ou quaisquer outros produtos, precisam se envolver com os clientes e podem precisar alcançar públicos mais nichados.
Uma maneira de fazer isso é por meio de profissionais de marketing e influenciadores de rede social.
Essas pessoas são pagas para promover e anunciar produtos nas redes sociais e direcionar o seu público para o site ou rede social da empresa.
Além do estabelecimento de parcerias, as redes sociais são usadas para monitorar e responder a reclamações e comentários. As empresas também podem utilizar para analisar o alcance e o engajamento da publicidade do negócio.
O aumento da comunicação integrada de marketing
Os aplicativos de mensagem e chatbots permitem que as empresas coordenem mensagens em todas as plataformas de publicidade.
Fornecer informações consistentes aos clientes ajuda a estabelecer a marca na mente do consumidor e alinhar os processos de venda.
O marketing integrado mudou com a evolução da tecnologia, possibilitando o marketing integrado, que visa criar uma experiência perfeita e adequada para o cliente, desde a visualização do anúncio até o recebimento do produto.
O marketing integrado requer uma comunicação constante e consistente com os clientes, independentemente do canal utilizado. Novos desenvolvimentos em relação à internet e às comunicações tornam isso mais fácil.
Um aspecto importante do marketing integrado é a coleta e análise de dados.
Para criar a melhor experiência, e para que ela permaneça consistente para cada cliente, toda empresa deve pesquisar o que o público-alvo almeja e deseja, bem como recorrer às análises dispostas no CRM para dar continuidade ao atendimento de forma mais acertada.
Os principais focos do marketing integrado medem a experiência do usuário e entendem as ações do consumidor.
As empresas fazem isso com pesquisas online, bancos de dados e e-mails automatizados.
Impacto do marketing digital sobre os consumidores
Os consumidores agora têm acesso a todas as informações públicas sobre um produto ou serviço de uma marca com o toque de um botão.
Por causa disso, clientes são mais exigentes e muitas vezes pesquisam um negócio antes de comprar com a empresa.
Assim, as estratégias de marketing evoluíram para incluir anúncios em vídeo e banners, redirecionando para páginas online com informações sobre o produto ou serviço, como sobre prevenção e combate a incêndio.
As empresas também contratam pessoas para promover e avaliar os produtos e serviços online.
A internet tornou possível comparar preços facilmente. Por causa disso, há uma concorrência mais acirrada em relação aos custos.
Por esse motivo, é fundamental evidenciar o valor agregado da marca, demonstrando os benefícios possíveis com a contratação do serviço ou compra do produto.
Essa concorrência e evidenciação de valor agregado também são muito vantajosos para os consumidores.
Como contornar a cegueira de anúncio
Os consumidores enfrentam uma enxurrada de informações e anúncios assim que acessam as redes e plataformas digitais.
Quase tudo o que se vê tem uma estratégia de publicidade envolvida. No entanto, se não houver estratégias para destacar a campanha ou direcionar para os clientes certos, pode não ser visualizada ou atrativa.
Isso porque os usuários se adaptaram a, consciente ou inconscientemente, ignorar completamente a maior parte do marketing e até incluem ferramentas para evitá-lo.
As empresas precisam trabalhar muito para comercializar os produtos de maneira atraente para o público, como algo que nunca foi feito antes.
Para isso, muitas empresas desenvolveram ideias e tecnologias inovadoras para chamar a atenção dos consumidores, com anúncios antes da entrada de um vídeo, ou banners entre textos de blogs corporativos e portais de notícias.
Conclusão
É notória a importância da tecnologia no marketing digital, e o desenvolvimento impacta diretamente diversos setores, levando indústrias, negócios e pessoas a mudarem seus hábitos em diferentes ambientes e processos.
O marketing é, de alguma forma, e simultaneamente, mais fácil e, ao mesmo tempo, mais detalhada.
Muitos outros desenvolvimentos estão sendo feitos todos os dias, e empreendedores e profissionais de marketing se mostram animados para ver o que vem pela frente, adequando campanhas e estratégias para otimizar ainda mais o relacionamento com o público. Exemplo disso é a chegada do metaverso.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.