UncategorizedVida e Saúde

Agosto Azul: UPA Zona Leste alerta para prevenção da hipertensão em homens 

Pesquisa nacional aponta que quase 40% dos homens de até 39 anos de idade só vão ao médico quando se sentem mal; prevenção e diagnóstico precoce são essenciais para evitar complicações 

Ads 02

No mês marcado pela campanha Agosto Azul, voltada para a conscientização sobre a importância dos cuidados com a saúde masculina e adoção de hábitos saudáveis, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h Zona Leste, em Santos (SP), ressalta cinco dicas para auxiliar no controle da hipertensão arterial, doença que acomete cerca de 30% dos brasileiros, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).

Conhecida também como pressão alta, a doença é crônica e consiste no aumento anormal da pressão que o sangue faz ao circular pelas artérias do corpo. Ela se caracteriza quando a medida se mantém, frequentemente, acima de 140 por 90 mmHg, e afeta vasos sanguíneos, coração, cérebro, olhos e até mesmo os rins, sendo o principal fator de risco para doenças cardiovasculares, como o infarto e o acidente vascular cerebral (AVC).

O alerta de conscientização é essencial, considerando que pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde aponta que 47,6% dos homens não se atentam à qualidade de seu próprio bem-estar. “Existe uma falta de percepção dos homens sobre a própria saúde. Há uma crença de que dores de cabeça, fraqueza ou dor no peito podem decorrer apenas do cansaço da rotina. Entretanto, sinais como esses podem estar ligados à hipertensão ou outros problemas graves de saúde”, destaca Gisele Abud, diretora Técnica da UPA Zona Leste, unidade gerenciada pela Pró-Saúde no litoral paulista.

Saiba mais >>   Na pandemia, bebês são recuperados com doação de leite humano no Materno-Infantil de Barcarena
Ads 03

Outro ponto de atenção é em relação à prevenção e diagnóstico precoce, uma vez que os sintomas da doença são pouco frequentes, e surgem apenas quando a pressão é muito superior à normal, podendo incluir tonturas, cansaço, dificuldade para respirar e enjoos.

Pesquisa nacional realizada pelo Grupo Abril e o Instituto Lado a Lado pela Vida, indica que no Brasil, quase 40% dos homens até 39 anos, e 20% daqueles com mais de 40, só vão ao médico quando se sentem mal. Além disso, 80% dos entrevistados exageram no consumo de sódio, açúcar e gordura.

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias com Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Portal completo e atualizado diariamente, acompanhe as nossas editorias.

“Adotar hábitos mais saudáveis e manter o corpo ativo são importantes. Porém, há outras questões, como a genética, que podem favorecer o surgimento da hipertensão e outras doenças cardiovasculares. Por isso, é essencial adotar uma postura preventiva, com a realização de exames periódicos e acompanhamento médico, mesmo quando não há sintomas”, alerta Gisele.

Ads 04

Confira 5 dicas para controlar a hipertensão:

  1. Evite consumir laticínios, embutidos e outros alimentos com alto teor de gordura. Quando consumida em excesso, a gordura se acumula nos vasos sanguíneos, o que dificulta a passagem do sangue gerando aumento da pressão sanguínea.
  2. Seja mais ativo. Os exercícios físicos ajudam a controlar o peso e evitar que modificações hormonais que podem afetar a pressão arterial. Cerca de 30 minutos por dia de alguma atividade, como corrida ou bicicleta, já é suficiente.
  3. Não exagere no consumo de bebidas alcoólicas. O álcool prejudica o controle da pressão arterial, elevando-a.
  4. Tenha momentos de lazer e relaxamento. É essencial inserir na rotina atividades que relaxem de alguma forma, como yoga ou pilates. O estresse aumenta a estimulação do sistema nervoso, provocando a elevação da pressão arterial, podendo causar até mesmo arritmias cardíacas e infarto.
  5. Evite o cigarro e seus derivados. As substâncias presentes no cigarro ativam receptores no organismo, fazendo com que a pressão seja elevada de imediato. Além disso, a longo prazo, o cigarro contribui para a formação de placas gordurosas nas artérias, o que também contribui para a hipertensão. Caso precise de ajuda para parar de fumar, uma opção é o disk 136, serviço gratuito de saúde, disponível de segunda à sexta, das 8h às 20h, e aos sábados e domingo, das 8h às 18h.
Saiba mais >>   Dicas para recuperar a autoestima pós-parto
Ads 06

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Envie sua pauta ou release, entre em contato conosco [email protected]