Vida e Saúde

Hipertensão atinge um terço dos adultos no Brasil

Ads 02

Silenciosa, doença está ligada a fatores genéticos e socioambientais, e pode agravar quadro de Covid-19

Considerada a principal doença cardiovascular devido à sua alta prevalência pela Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), a hipertensão arterial acomete até 30% da população mundial. Continua sendo o principal fator de risco responsável pelas complicações cardiovasculares mais comuns quando não tratada – como infarto, AVC, prejuízos na função renal e insuficiência cardíaca.

Dentre os fatores associados ao desenvolvimento da doença, conforme explica o médico cardiologista, Frederico Nacruth, PhD em Medicina Intensiva, destacam-se os genéticos e os socioambientais, entre os quais a obesidade tem sido um dos mais prevalentes. “O excesso de gordura, particularmente a visceral, é um importante fator de risco para o aumento da pressão arterial”, aponta.

Ads 03

 

Imunização é necessária

No Brasil, estima-se que de 33% a 35% da população adulta seja hipertensa. Considerando apenas pessoas acima dos 60 anos, esse porcentual pode chegar a 65%

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias com Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Portal completo e atualizado diariamente, acompanhe as nossas editorias.
Saiba mais >>   Saiba como melhorar a circulação das pernas

Porém, cerca de 30% a 50% dos brasileiros desconhecem o diagnóstico da doença, que pode agravar o quadro de pacientes com Covid-19, principalmente se estiver associada a comorbidades, como diabetes e obesidade, e se o paciente for maior de 60 anos. “Por isso a necessidade de imunização imediata contra a doença”, ressalta.

A importância de medir a pressão

Ads 04

Segundo Frederico, cerca de 90% dos indivíduos hipertensos não vão sentir nenhum sintoma, então o diagnóstico deve ser feito pela medida da pressão. “Alguns desses 10% podem ter sintomas como dor na parte posterior da cabeça (nuca), micções na madrugada (noctúria), tontura, sangramento no nariz e outras manifestações que podem ser alertas das complicações da hipertensão, principalmente cardíaca, como falta de ar, dor no peito”, explica.

Hábitos saudáveis de vida

Das medidas de prevenção, as principais incluem manter um peso adequado, uma dieta adequada, com menor quantidade de sal – 5 g de sal por dia ou 2 g de sódio –, atividade física regular e controle do estresse. O Dia Mundial da Hipertensão, 17 de maio, é promovido mundialmente pela World Hypertension League com o objetivo de aumentar a consciencialização sobre a HTA em toda a população no mundo. A data foi criada para auxiliar na orientação aos hábitos saudáveis de vida. “Costumo dizer aos meus pacientes que mesmo em casa, pode-se fazer atividade física regular”, orienta.

Saiba mais >>   Eletroestimulação muscular ajuda na reabilitação pós-Covid

Controle e tratamento

A partir do diagnóstico, a grande maioria dos indivíduos tem que tomar medicação de uso crônico. “Nesse ponto, há uma gama enorme de medicamentos, inclusive a maioria das medicações que são usadas para hipertensão está disponível na rede de forma gratuita, então, dá para controlar a pressão de forma bem adequada com as medicações que o mercado dispõe, sabendo usar corretamente”, afirma Frederico Nacruth.

Ads 06

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Envie sua pauta ou release, entre em contato conosco [email protected]