Vida e Saúde

Como é feita a cirurgia de septoplastia?

Ads 02

Você sabia que o desvio de septo é algo muito comum? A maioria das pessoas podem ter algum grau e vivem normalmente, já que dependendo do grau não causa grande impacto.

No entanto, caso a deformidade gerar obstruções crônicas, a falta de respiração predominantemente nasal pode afetar todos os sistemas do organismo. Assim causando alguns prejuízos na qualidade do sono e também alteração de fala e na linguagem, essas consequências são quase imediatas.

Porém, o desvio de septo pode causar um impacto que vai além, pode comprometer de uma forma considerável a qualidade de vida da pessoa. Nesses casos mais graves, é possível corrigir esse problema de desvio de septo com a cirurgia de septoplastia.

Ads 03

Quer saber mais sobre o desvio de septo e como funciona a cirurgia de septoplastia? Então continue lendo este artigo.

O que é o desvio de septo?

De uma forma simples para entender mais facilmente, o septo nasal é uma estrutura vertical que separa o nariz das suas cavidades, que são chamadas de fossas nasais. O septo é formado por osso na parte anterior e por cartilagem na parte posterior, e é coberto pela mucosa nasal.

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias com Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Portal completo e atualizado diariamente, acompanhe as nossas editorias.
Saiba mais >>   Mulheres jovens são as que mais procuram atendimentos psicológicos online em 2021

Para saber se a pessoa tem algum desvio de septo, o profissional otorrinolaringologista faz um exame. Nesse exame ele vai inspecionar o interior do nariz com o auxílio de um endoscópio. Esse processo é feito duas vezes, antes e depois de aplicar um spray descongestionante.

Ads 04

O profissional também pode separar as narinas delicadamente com o auxílio de um instrumento que vai permitir observar todo o interior – a válvula nasal -, e caso julgar necessário, isso vai depender do caso, o médico pode solicitar uma tomografia computadorizada para complementar esse exame.

O que pode causar o desvio de septo?

O desvio de septo pode ser causado por dois fatores, pode ser decorrente de microtraumas na região do nariz, que ocorreram durante o desenvolvimento septal. Em alguns casos, esses microtraumas podem ocorrer durante a gestação ou até no nascimento (quando é necessário o uso do fórceps). Geralmente essas lesões passam despercebidas e só vão ser notadas durante o crescimento ou até mesmo, só quando a pessoa entrar na fase adulta.

Outro fator que também pode ocasionar o desvio de septo é um trauma na face ou alguma fratura nasal. Esse tipo de coisa pode ocorrer durante a prática de esportes, acidentes de carro, moto, entre outros. E também por alguma eventualidade.

Saiba mais >>   Ácido Mandélico: Botik, do Boticário, lança linha com ativo revolucionário no tratamento de oleosidade, acne e uniformização da tonalidade

Sintomas do desvio de septo

Ads 05

Quando ele é sintomático, o desvio septal pode causar uma série de desconfortos. O desvio pode ser causa de distúrbios como:

  • Sinusites: provocada por infecções dos seios paranasais;
  • Obstrução nasal crônica: é responsável pela sensação do nariz estar sempre entupido;
  • Cefaleias: causa ronco e apneia do sono;
  • Inchaço nas laterais do nariz: isso acontece devido ao aumento das conchas nasais inferiores.

Quando é indicado operar o desvio de septo?

A cirurgia do desvio de septo é indicada para pacientes com grau de desvio de septo elevado, que possuem os sintomas que podem comprometer as funções nasais. O objetivo da cirurgia é aliviar os sintomas e consequentemente, melhorar a qualidade de vida da pessoa.

De acordo com a ABORL-CCF, a cirurgia de septoplastia só pode ser realizada depois dos 16 anos. Isso porque, é a partir dessa idade que a fase de desenvolvimento septal já foi encerrada.

Mas pode haver uma exceção em casos de pacientes mais novos que têm um grau de desvio mais elevado. Nesse caso é indicado a septoplastia conservadora ainda na infância.

Outro caso que a cirurgia é indicada é quando a pessoa tem neoplasias (tumores) septais. Além disso, também existe a cefaleia rinogênica, que são pessoas que sentem uma pressão ou dor intensa sobre o dorso nasal.

Saiba mais >>   Pesquisa da USP traz descoberta mundial sobre transtorno de fala na infância

A cirurgia de septoplastia

A cirurgia é feita por dentro do nariz – por via endoscópica nasal – por meio de uma fibra ótica com o auxílio de vídeo, não precisando de incisões externas. A cirurgia pode durar cerca de 30 a 60 minutos, depende muito da complexidade do desvio.

A pessoa vai ficar com uma tala de silicone durante uma semana no nariz, só pode ser retirada no consultório com o médico que realizou a cirurgia. Não é necessário o uso de um tamponamento nasal, porém pode haver alguns casos que será necessário.

Vale frisar que os casos podem variar de pessoa para pessoa, por isso, algumas cirurgias podem ser mais simples e com a recuperação mais rápida, porém em casos mais complexos, precisará de um acompanhamento médico mais de perto e tomar cuidado para que não tenha mais problemas.

Depois que o paciente receber alta é indicado seguir todas as recomendações do médico e ficar de repouso pelo menos por 48 horas. É normal ocorrer um pequeno sangramento pelo nariz ou pela garganta, com isso, se torna importante a higienização com o soro fisiológico para não ter problemas.

Quer saber mais? Acesse o site do Otorrino em Balneário Camboriú – Cóclea Clínica.

Ads 06

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Envie sua pauta ou release, entre em contato conosco [email protected]