O que são biojoias?
Neste conteúdo você vai saber sobre
Joias, moda e beleza sempre andam lado a lado e, desde que esses mercados existem, os custos da produção joalheira tem afetado muito o meio ambiente. Mas você já ouviu falar de joias artesanais ecológicas ou biojoias? Esses acessórios estão em alta e surgiram como uma forma de ajudar o meio ambiente, afinal, a consciência ecológica e a busca por um consumo mais amigável com o planeta aumentam diariamente, tornando- se cada vez mais comum ideias inovadoras no ramo da sustentabilidade.
A moda sustentável é uma realidade que está sempre em progresso e as biojoias estão aí no mercado para mostrar que isso é verdade, porém, muitos consumidores ainda têm dúvidas sobre o que elas são e quais são as vantagens delas.
Neste artigo iremos falar sobre esse assunto e esclarecer tudo que você precisa saber. Confira!
Biojoias
As biojoias são acessórios da moda sustentável, produzidos a partir de insumos orgânicos, Essas lindas peças artesanais são criadas a partir de elementos retirados diretamente da natureza sem qualquer agressão. Brinco de Argola, colares, anéis, pingentes, pulseiras, correntes e outros tipos de peças podem ser produzidos artesanalmente.
A produção de joias sustentáveis engloba uma enorme variedade de peças que trazem os mais variados conceitos, vão de designs contemporâneos até os mais sofisticados sempre envolvendo a utilização dos elementos já citados.
Como são feitas as biojoias?
O processo de confecção das biojoias é feito de forma única e artesanal, começando pela colheita dos elementos naturais e concluída com a transformação dos mesmos em peças. O resultado são belos acessórios super diferenciados, utilizando matérias-primas, como: pedras, madeiras, ossos, fibras vegetais, além de sementes, como açaí e jarina, cascas, plantas, como o capim dourado etc.
É possível encontrar biojoias em forma de alianças, anéis, braceletes, brincos, colares, correntes, gargantilhas, pingentes, tiaras e muitos outros acessórios.
A valorização das biojoias no mercado
As biojoias são peças originais e únicas por serem feitas de forma artesanal, como, por exemplo, as que são produzidas na Amazônia, que agregam valor extra pelas dificuldades e distâncias geográficas.
Mas, além disso, o que define mesmo o valor dessas peças no mercado é principalmente a criatividade, a originalidade e a artesania do designer/artesão/artista na elaboração.
No processo de confecção, as joias artesanais podem ganhar ainda mais valor pelo uso de elementos como ouro, platina, prata, rubi, safira e esmeraldas, além de pedras semipreciosas, como ágata, citrino, turquesa, quartzos etc. Todos os aspectos fazem com que essas peças sejam de grande vantagem para aquele que a utiliza, além, claro, da questão ambiental.
Biojoias e o meio ambiente
Como já falamos, as biojoias são produzidas de forma artesanal levando em consideração os princípios da conservação do meio ambiente, pelo menos parte da matéria-prima utilizada para a fabricação delas é feita de maneira sustentável, respeitando o meio ambiente e ainda contribuindo com o sustento de comunidades envolvidas com a extração.
O mercado de joalherias e bijuterias antes era baseado somente no aumento do consumo e fins lucrativos, desconsiderando os princípios da ecologia e do desenvolvimento social.
As biojoias trouxeram uma iniciativa que vai contra uma ideia antiga e ultrapassada de que a moda é contra a sustentabilidade, pois ela demonstra que é possível fazer belas criações e ao mesmo tempo equilibrar as ações do homem com o meio ambiente.
Consumidores cada vez mais conscientes
As pessoas estão cada vez mais conscientes de que é possível ter um estilo sem desconsiderar o equilíbrio do planeta, trazendo consigo acessórios feitos dessas lindas peças com elementos naturais.
Quem usa uma biojoia carrega muito mais do que um simples acessório para o corpo ou para rosto, pois ao carregar um desses elementos a pessoa também está levando consigo o respeito e admiração pela natureza.