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Inbound ou outbound marketing: como definir a estratégia ideal para sua empresa?

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A atuação do marketing já é algo totalmente diferente desde os últimos dez anos, pelo menos, com novas estratégias, técnicas e tecnologias que otimizam o trabalho e as táticas focadas no digital. Assim, Inbound ou Outbound Marketing estão entre as principais metodologias. 

Hoje, sem dúvida, são os métodos mais utilizados por empresas que querem ser mais presentes na internet e conseguir angariar interessados e clientes em potencial nos meios digitais e nos principais canais de comunicação tradicionais. 

Dessa forma, é possível conseguir um bom engajamento e relacionamento com os seus clientes das formas mais variadas, sem se prender apenas à internet ou somente aos meios mais antigos e consolidados há décadas.

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A seguir, entenda mais sobre o assunto e saiba como é possível integrar as duas estratégias em seu plano de marketing.

O que é Inbound Marketing e Outbound Marketing?

Inbound Marketing é um dos métodos de se fazer marketing digital. Essa estratégia atrai interessados, chamados de leads ou potenciais clientes, para um certo produto ou marcas de empresas terceirizadas de condomínios, por exemplo, com a intenção de poder chamá-los de clientes depois de uma conversão.

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Mas o Inbound vai muito mais além do que apenas a prospecção de clientes: torna essas pessoas, no que chamam no marketing, como Brand Lovers, que são aqueles clientes apaixonados que promovem a marca, trabalhando o marketing boca a boca e de referência.

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Mas como isso é feito? Tudo no Inbound é realizado totalmente no ambiente online, mais especificamente por meio de conteúdos muito bem pensados e estratégicos, como e-books, textos em blogs próprios ou feito em parcerias, redes sociais, e-mail marketing, etc.

Por meio do que se conhece como Marketing de Conteúdo, que envolve esses e outros canais que citamos, cria-se uma importante conexão e um relacionamento tão próximo com os potenciais clientes que é possível personalizar a mensagem e ser mais assertivo.

Foi por meio desse caminho que o Inbound Marketing conseguiu inovar e renovar as práticas de marketing digital. 

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Na verdade, o conceito foi crescendo e se tornando a forma mais completa de se pensar uma marca, por exemplo, de empresa de eletromecânica, com presença digital.

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Trouxe inovações e renovações para a área. Dividiu águas e deixou mais claro o papel da internet para os clientes e o papel de outras práticas de marketing, como o Outbound Marketing, que nada mais é do que as mídias tradicionais que conhecemos no nosso dia a dia, como:

  • Televisão;
  • Rádio; 
  • telefone;
  • Revistas;
  • Outdoors.

A seguir, entenda as diferenças de cada conceito e saiba mais sobre o funcionamento de ambas as estratégias de marketing. 

Inbound Marketing x Outbound Marketing: veja as diferenças

As diferenças entre Inbound Marketing e Outbound Marketing são bem grandes, sendo que já dá para perceber isso pelos seus nomes, não é mesmo?

Enquanto o Inbound pretende atrair pessoas para dentro e ir colocando os clientes no contexto da empresa de uniformes personalizados, por exemplo, de forma muito dinâmica e mais demorada, o Outbound consiste em atrair potenciais clientes de forma mais indireta com as comunicações de massa. 

Ou seja, o primeiro tem uma abordagem que traz os clientes para conhecer diversos aspectos da marca de forma simples e, às vezes, até desencanada, no sentido de não vender logo de cara o produto e, sim, conquistar o cliente antes mesmo disso.

E o segundo já vai por outro lado, como uma avalanche ou um tsunami que atinge muita gente e tem um alcance enorme de pessoas, aproveitando a exploração de canais tradicionais de mídia, como televisão, rádio e outdoors.

De forma resumida, então, o Inbound procura convencer as pessoas ao longo do tempo através de uma comunicação mais segmentada, porque avalia as etapas de jornada de compra em que os potenciais clientes podem estar no topo, meio ou fundo de funil.

Já o Outbound Marketing não pretende conhecer o cliente a fundo. A comunicação é mais direta para o produto, visando as pessoas, em meio a uma multidão, que estão aptas a naquele momento comprar o produto ou adquirir o serviço.

Outro ponto que precisa ser avaliado é que enquanto o Inbound demora um pouco para chegar aos clientes, o Outbound acaba se limitando para chegar às pessoas na hora e no lugar certo.

Por exemplo, uma empresa de rede de proteção vai até sua porta e tenta vender diretamente o produto a você, que é pego no susto. Naquele momento, você pode não ter interesse ou pode ser que você nem consiga atender quem está na porta tocando a campainha.

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Isso nos faz pensar que o Outbound acaba dependendo muito mais do momento das pessoas. Por outro lado, essa estratégia é muito benéfica se esse potencial cliente em questão estiver procurando aquele tipo de produto. 

Dessa forma, quando isso acontece é difícil bater uma propaganda de televisão, por exemplo, que chama muito a atenção quando é bem-feita, seja sobre uma indústria de embalagens de papelão ondulado ou qualquer outro produto/serviço.

Mesmo as pessoas consumindo cada vez menos canais tradicionais, é possível, sim, olhar para essa estratégia em conjunto com o Inbound, porque são caminhos diferentes para se chegar ao mesmo objetivo: gerar leads e, consequentemente, torná-los clientes. 

Apenas para finalizar as diferenças, no Inbound Marketing ocorre o contrário do Outbound por uma questão, hoje, mercadológica da internet. Isto é, os consumidores são essencialmente e majoritariamente digitais, ou seja, cada vez mais conectados. 

Isso dá uma chance enorme de conseguir um impacto mais assertivo, porque as pessoas levam seus smartphones e tablets para praticamente todos os cantos. E um diferencial significativo entre as estratégias é justamente o trabalho sobre essa questão do momento. 

Enquanto no Inbound se constrói o momento perfeito para haver uma conversão futura, no Outbound o objetivo é chamar muita atenção e conseguir convencer praticamente ali na hora em que se veicula uma propaganda. 

Outra diferença gritante entre as metodologias é o uso de recursos. No Outbound, costuma-se gastar até milhões com peças publicitárias (também para reconhecimento de marca e reputação, convenhamos). 

Já no Inbound, essa estratégia pode ser totalmente gratuita. O único porém aqui é que o tempo de conquista, como já falamos, é muito diferente. 

Então, depende muito do que uma marca de empresa de segurança eletrônica, por exemplo, quer fazer: se quiser um cliente de forma mais rápida e fácil, sem importar o quanto de dinheiro use, talvez o Outbound funcione melhor naquele momento. 

Caso contrário, se tem tempo para convencimento, mesmo que demore um pouco mais, a estratégia mais ideal é o Inbound. 

Como mesclar as duas estratégias?

As mudanças nítidas de consumo digital, apesar do que muitos pensam, não tornaram descartáveis os canais do Outbound Marketing. 

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Pelo contrário, como falamos, as marcas dos mais variados negócios, como empresa de totem, hoje em dia misturam as duas estratégias, porque cada uma adquiriu, à sua maneira, maior significado. 

Basicamente, a publicidade em mídias tradicionais tem a função de dar mais respaldo à marca do que qualquer outra coisa. Foca-se mais no branding do que na captação de clientes. 

Já o inbound tem na veia a captação de leads, aproveitando o enorme tráfego da internet. A seguir, veja algumas formas de unir as duas escolas de marketing:

E-mail marketing e atendimento por telefone

Uma das combinações mais populares entre Outbound e Inbound Marketing é a junção do e-mail marketing com os esforços via ligação telefônica de atendentes de vendas. 

Funciona assim: a equipe de marketing faz uma comunicação de produtos ou serviços em uma campanha de e-mails automatizados baseados nas etapas de jornada de compra. Assim que os leads se tornam qualificados já estão aptos para uma abordagem de venda. 

Então, é aí que pode entrar o Outbound Marketing com o telefone em ligações diretas com os clientes, que, nos passos anteriores, deixaram os seus contatos.

Os atendentes podem tanto fazer o pitch final ou acompanhar os clientes mais de perto para tirar dúvidas. Essa é uma boa combinação dessas estratégias por ser bastante simples e fazer sentido. 

Tráfego Orgânico e Tráfego pago

É preciso reconhecer e saber muito bem as técnicas de Search Engine Optimization (SEO) para fazer com que o seu negócio de distribuidor de etiqueta adesiva, por exemplo, seja encontrado online por meio do tráfego orgânico em seu site. 

Isso significa que ao oferecer conteúdo que as pessoas procuram, os usuários descobrem seu material organicamente, pesquisando por palavras-chave específicas contidas nos conteúdos do seu site. 

Mas nem todo o seu público-alvo é atingido dessa forma. Então, uma maneira de complementar é pagar por anúncios, que podem ser digitais através do tráfego pago nas redes sociais e no Google, por exemplo.

Considerações finais

No final do dia, não importa que estratégia você vai usar: o foco deve estar em seus clientes e em como adquirir os novos da melhor forma possível.

Para isso, tente definir objetivos mais específicos e separar muito bem o papel de cada estratégia, seja Inbound ou Outbound Marketing. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos

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