A moda circular no Brasil
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Apesar de promover o desenvolvimento econômico, a indústria da moda é a segunda indústria mais poluente, perdendo apenas para o petróleo. À medida que as pessoas prestam cada vez mais atenção ao meio ambiente, torna-se imprescindível reconsiderar esses efeitos. Entre as alternativas que surgiram, há a criação da moda circular.
É impossível separar o conceito de moda circular do conceito de economia circular, já que o foco desse modelo é trazer benefícios para a sociedade como um todo. Assim, baseia-se em três princípios básicos de sustentabilidade: eliminar o desperdício e a poluição desde o início da produção, manter os produtos e materiais em uso e regenerar os sistemas naturais. A moda circular, considerando tais princípios, exige que as grandes empresas desenvolvam materiais, seja embalagens ou tecidos, que possam ser utilizados em diferentes ciclos, possibilitando a reutilização, reciclagem ou reparação dos resíduos no sistema de produção industrial.
Muitas pessoas pensam que a economia circular se refere apenas à reciclagem. Embora seja um ponto muito importante, isso não é tudo! A economia circular está, literalmente, na moda. Por isso, este texto foi preparado, especialmente, para propor modos de se conectar com a moda circular no Brasil, estabelecendo uma relação mais responsável e sustentável.
A moda circular no Brasil, o que é?
Inicialmente, a moda circular requer que os designers ou proprietários de empresas têxteis e de moda desenvolvam produtos considerando seu resultado final, isto é, o momento em que não serão mais usados, de forma a possibilitar que sejam devolvidos ao próximo ciclo, seja na natureza, seja no próximo ciclo de produção.
Um exemplo: um produto feito de fibra reciclada, mas devido à sua composição têxtil, não pode ser reciclado no futuro ou a fibra natural, no ecossistema, não pode se decompor de forma segura, então há um problema de design. É um produto reciclável, que tem o seu valor no longo caminho para o desenvolvimento sustentável, mas que foi desenhado sem intenção de regeneração no início da produção.
Além de considerar a própria fabricação das peças, a moda circular traz também o conceito de extensão do ciclo de utilidade de produtos, componentes e materiais. Refiro-me ao ciclo de serviço e não ao ciclo de vida, porque descartamos muitos produtos, mas eles ainda podem continuar a cumprir sua finalidade, sendo vendido em brechós ou doados.
A oportunidade de reutilizar peças, componentes ou materiais significa reduzir o impacto inicial no meio ambiente pela metade, reduzir o investimento na produção de novos produtos, reduzir a demanda e a dependência de novos recursos e evitar flutuações de preços. Além disso, são reduzidas as emissões de gases e promovidos novos empregos, já que eliminamos muito desperdício por se tratarem de atividades altamente manuais.
Os brechós estão fazendo sua parte
Embora o famoso brechó seja estigmatizado por muitas pessoas, é outro exemplo importante de moda. O uso da tecnologia e a conveniente possibilidade de conexão via Internet permitem o desenvolvimento mais recente dos brechós, já que a venda de roupas usadas em sites ou as promoções nas redes sociais são cada vez mais frequentes.
97% das pessoas acreditam que moda e vestuário estão relacionados às mudanças climáticas e impactam o meio ambiente, o que mostra uma disposição a apoiar iniciativas de sustentabilidade. Assim, os brechós são uma ótima alternativa para se tornar apto a moda circular. Até porque, além de reutilizar roupas já usadas e, ao mesmo tempo, em excelentes condições, o valor das peças é muito mais acessível, promovendo a reciclagem e economia.
Os resultados de uma pesquisa mostram que, comparado aos consumidores das regiões norte do mundo, o público brasileiro ainda segue um padrão conservador no consumo de roupas, pautado pela qualidade e pela necessidade, e também em um armazenamento por mais tempo, o que impede a circulação e promove a compra de novas peças. Por isso, é essencial se atentar ao papel dos brechós no progresso da moda circular no Brasil.
Principais pontos da moda circular
- Usar menos material ao produzir itens individuais para melhorar a reciclabilidade.
- Esforçar para remover materiais não recicláveis e contaminados da cadeia de produção.
- Reciclar tudo, desde roupas até embalagens.
- Garantir o uso e a reutilização o mais tempo possível, incluindo planos de coleta e trazer os materiais reciclados de volta ao status de novo.
O papel dos consumidores
Os consumidores desempenham um papel fundamental no desenvolvimento e implementação da moda circular. Ao aumentar a demanda e apoiar modelos mais sustentáveis, é possível observar que, após o descarte e a compra consciente dos itens pelos consumidores, a sustentabilidade faz-se presente na fabricação e nas fases finais. À medida que mais e mais marcas oferecem programas de reciclagem e apostam nas recomendações de reciclagem dos tecidos, há cada vez mais opções e métodos alternativos para os materiais que compõem nossas roupas ao invés de acabar em aterros sanitários.
Assim, podemos afirmar que a moda circular no Brasil deve ser uma iniciativa não somente das empresas, mas também dos consumidores.
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