BP realiza terceira expansão da capacidade do Serviço de Transplante de Medula Óssea em menos de quatro anos
O Centro Oncológico da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo acaba de duplicar o número de leitos dedicados ao Serviço de Transplante de Medula Óssea (TMO). Em 2016 a instituição inaugurou sete leitos no hospital BP Mirante; em 2019 foram inaugurados mais dez na unidade BP Paulista e agora, no mesmo andar, como complemento, serão abertos mais 17 leitos, sendo 13 para pacientes internados e quatro para atendimento ambulatorial dedicado ao transplante. No total a BP passa a contar com 34 leitos de TMO. As expansões receberam um investimento de R$ 6 milhões.
O hematologista Phillip Scheinberg, coordenador da Hematologia Clínica da BP, explica que o contínuo crescimento do serviço de TMO é resultado de a uma combinação de fatores que vão desde o fato do Centro Oncológico da instituição ser uma referência nacional até a organização interna da unidade. “Essa é a terceira expansão que promovemos em menos de quatro anos. Criamos processos, definimos novos fluxos, padronizações e promovemos um maior entrosamento dos médicos, enfermeiros e equipe multidisciplinar. Isso tudo impacta no desempenho”, detalha o hematologista.
Dados do Registro Brasileiro de Transplantes (RBT) da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO) comprovam a alta produtividade do Centro Oncológico da BP nesse tipo de transplante. Em 2020, mesmo com a pandemia, foram realizados 126 procedimentos desse tipo, fazendo com que a BP figure entre os cinco principais centros transplantadores de medula óssea do País e o principal da capital paulista.
Transplante ambulatorial
O Serviço de Transplante de Medula Óssea da BP conta com uma equipe com 25 hematologistas, sendo sete deles com dedicação exclusiva aos transplantes. Realiza procedimentos autólogos, quando as células transplantadas são do próprio paciente, quanto os alogênicos, quando as células são doadas por outro indivíduo, aparentado ou não. Em todos os casos o processo inteiro é acompanhado pelos especialistas da instituição, desde o pré-transplante; a mobilização, coleta e preservação de células progenitoras hematopoéticas; a administração de quimioterapia em altas doses; a infusão das células progenitoras; o suporte clínico e intensivo durante o período de aplasia medular; e o suporte ambulatorial dedicado no pós-transplante.
Desde 2016, o serviço já realizou cerca de 570 transplantes, sendo a maior parte de pacientes adultos. Mas o programa pediátrico deve ganhar espaço na nova área, de forma integrada.
Com os leitos ambulatoriais, a BP passa a ampliar também as atividades dedicadas ao transplante ambulatorial, modalidade amplamente utilizada na Europa. “Estamos avançarmos com uma estrutura ambulatorial robusta, que integra todos os serviços”, explica. “Ao identificarmos um protocolo que permita o transplante nesta modalidade, nossa ideia é oferecer um atendimento multidisciplinar, que permita otimizar os recursos, diminuir o tempo de internação ou desospitalização sempre com foco na qualidade e na experiência dos clientes”, finaliza Phillip Scheinberg.
Sobre a BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo
Reconhecida pela revista Newsweek como uma das melhores instituições de saúde do mundo, a BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo é um hub de saúde privado que compõe o grupo de 6 instituições de excelência brasileiras reconhecidas pelo Ministério da Saúde e integra o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), realizando projetos de educação, pesquisa, avaliação de tecnologias, gestão e de assistência especializada voltados ao fortalecimento e à qualificação do SUS em todo o País. São mais de 7.000 colaboradores e 4.000 médicos atuando em 4 endereços na cidade de São Paulo, nos bairros de Bela Vista (2 unidades), Jardim América e Penha.
Os serviços da BP são oferecidos por meio de 4 marcas de serviços hospitalares com foco em alta complexidade e que atendem diferentes segmentos de clientes, e 3 marcas que contemplam serviços de medicina diagnóstica, consultas médicas e atendimentos ambulatoriais e educação e pesquisa. São elas: Hospital BP, referência em casos de alta complexidade, pronto-socorro geral e corpo clínico especializado para clientes de planos de saúde e particulares; pelo BP Mirante, hospital que oferece um corpo clínico renomado, pronto atendimento privativo, hotelaria personalizada e cuidado intimista para clientes particulares e de planos de saúde premium; pelo BP Essencial, hospital que tem foco na qualidade assistencial e oferece acomodações compartilhadas para clientes de planos de saúde básicos e particulares; pelo BP Hospital Filantrópico, que oferece cuidado humanizado e eficaz para clientes regulados pelo Sistema Único de Saúde (SUS); pela BP Medicina Diagnóstica, um completo e atualizado centro de diagnósticos e de terapias, que oferece exames laboratoriais, de imagem, métodos gráficos e de todas as outras especialidades diagnósticas; pelo BP Vital, uma rede de clínicas de diversas especialidades médicas integrada aos demais serviços da BP para cuidar da saúde dos clientes e estimular conversas preventivas sobre a saúde; e pela BP Educação e Pesquisa, tradicional formadora de profissionais de saúde que capacita profissionais por meio de cursos técnicos e de pós-graduação, residência médica, eventos científicos e é responsável por gerenciar mais de 100 estudos e pesquisas na área da saúde com o intuito de contribuir para a evolução da Medicina no País.