Como criar conteúdo para TikTok: 8 dicas
Neste conteúdo você vai saber sobre
Sendo o aplicativo mais baixado no mundo ao longo do 1º trimestre de 2022, o TikTok é hoje essencial para as marcas para ganhar visibilidade e aumentar sua clientela.
Em paralelo, o formato em vídeo se tornou uma ferramenta poderosa de marketing para gerar leads e fazer com que marcas alcancem seus objetivos.
Sendo assim, continue a leitura e descubra como criar vídeos incríveis para TikTok!
Como criar conteúdo para TikTok?
Para criar conteúdo para TikTok, é importante saber que existem algumas regras para otimizar seus conteúdos para que eles agradem ao algoritmo, estejam de acordo com o “espírito TikTok” e levem ao engajamento.
Se é a primeira vez que você está criando conteúdo para a plataforma e aplica a estratégia de comprar seguidores TikTok, veja como aumentar as chances de viralizar seus conteúdos:
1.Vídeos curtos
O TikTok é uma plataforma onde os vídeos são consumidos em cadeia: se seu vídeo for muito longo ou se você perder a atenção dos espectadores, eles vão passar para o próximo e isso fará com que seu vídeo seja penalizado pelo algoritmo.
15 segundos é um bom tempo, mas você pode até fazer um vídeo mais longo, desde que você tenha certeza de que vai reter a atenção do espectador até o final.
Além disso, o algoritmo também leva em conta o tempo médio durante o qual seu vídeo é visto. Quanto mais próximo de 100%, mais o TikTok vai atribuir uma boa nota ao seu conteúdo e vai exibi-lo a um maior número de pessoas.
2.Formato vertical
O TikTok é uma plataforma quase exclusivamente mobile, o que significa que todos os seus vídeos devem ser no formato vertical.
Isso é o que permite manter uma boa visualização nos smartphones.
Sendo assim, pense na composição do seu vídeo para que ela seja otimizada para esse formato e que as informações importantes sejam bem visíveis e evoluam naturalmente.
3.Imagem de boa qualidade
O objetivo do vídeo deve ser facilmente visível sem muito esforço. Ou seja, basta um relance que a pessoa já sabe do que se trata.
No entanto, não é necessário que a imagem seja super profissional ou sofisticada, mas deve ser de boa qualidade.
A câmera de um bom smartphone já é suficiente.
É claro que se você quiser investir em algo profissional, não tem problema, porém, não é necessário.
4.Monte seus vídeos diretamente no TikTok
Você até pode baixar vídeo do youtube online, mas a dica aqui é usar a própria plataforma para montar seus vídeos, pois isso mostra mais originalidade.
Então, no aplicativo, você conta com um recurso para montar seus vídeos, mas não adicione texto, filtros ou efeitos de outra ferramenta, senão o TikTok vai bloquear seu vídeo.
5.Conteúdo divertido
Tenha em mente que o conteúdo no TikTok deve divertir antes de vender.
Isso não quer dizer que você não possa colocar em cena seus produtos, mas é necessário estar alinhado com o espírito TikTok, que é algo mais descontraído.
Se você tiver sem ideia, uma dica é se inspirar nos vídeos que seus concorrentes estão fazendo, mas nunca copiar!
6.Música
A música é parte integrante do TikTok, muito mais do que as outras plataformas.
Quanto mais você escolher uma música popular, inclusive você pode pesquisar no TikTok, mais o algoritmo vai impulsionar seu vídeo.
Por isso, é indispensável entender os códigos da plataforma e identificar as músicas populares no momento.
Para escolher uma música, basta acessar a biblioteca de sons do TikTok, que são organizados por temas ou por popularidade.
O ideal é que o estilo e ritmo estejam sempre alinhados com a mensagem que você quer transmitir.
7.Usar hashtags
Para que seu conteúdo seja conhecido, é muito importante usar hashtags, que são palavras curtas sobre as quais o algoritmo se baseia para identificar o tema principal do seu vídeo.
Desse modo, o TikTok vai fazer seu vídeo aparecer na página “For you” de uma pessoa que se interessa sobre o assunto de sua hashtag.
8.Seguir as tendências
Um dos melhores métodos para criar conteúdo para TikTok é propor um conteúdo que segue as tendências do momento.
Seja uma música, um desafio, um passo de dança, falar sobre um determinado assunto como instagram mp4, o que é importante é que sua marca fique na memória dos seus seguidores.
Saiba que quando um usuário mostra interesse por um certo tipo de vídeo, o algoritmo vai exibir um conteúdo parecido na sua página “For you”, o que mostra porque vale a pena estar antenado com as tendências.
9.Utilizar os efeitos e filtros populares
Outros detalhes importantes no momento de criar seu vídeo são os filtros e efeitos utilizados.
O TikTok comporta uma variedade de filtros e efeitos, sendo necessário conhecer as tendências para ver o que está mais em alta.
Além disso, os efeitos em áudio têm também bastante sucesso na plataforma. Basta acessar a seção Edição de áudio, na barra lateral à direita de editar.
Conclusão
Além de todas essas dicas de como criar conteúdo para TikTok, tenha em mente que o TikTok é uma plataforma em constante mudança, onde tudo é muito rápido.
Portanto, permaneça ativo, publique regularmente e melhor de tudo, use toda a sua criatividade!