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Como desenvolver uma estratégia de marketing através do Twitter

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Fazer marketing no Twitter não é uma tarefa fácil, mesmo para os profissionais de social marketing mais experientes.

Essa plataforma começou com um espaço para todos compartilharem seus pensamentos e se transformou em uma poderosa plataforma de marketing que permite um diálogo em tempo real.

Hoje são mais de 321 milhões de usuários ativos mensalmente, e para manter o engajamento não basta comentar ocasionalmente sobre os últimos acontecimentos do momento.

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Assim como nas demais plataformas de social media, é preciso investir em muito planejamento estratégico para conseguir se destacar e manter o engajamento.

Neste artigo vamos falar de como usar o Twitter para alavancar seus negócios, atingir suas metas e interagir com seu público da melhor maneira.

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Como usar o Twitter para marketing

Para sua empresa de rolamentos aparecer no Twitter não basta ter uma conta e começar a tuitar.

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É preciso estar preparado, com bastante conteúdo e aplicar estratégias que empresas de sucesso usam para se destacar nesse ambiente.

A seguir você verá algumas dicas para que uma marca consiga aproveitar essa plataforma ao máximo. Confira.

Audite sua conta do Twitter

Se sua empresa de terminais elétricos automotivos já conta com um perfil no Twitter, o que você deve fazer agora é auditar sua conta.

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Aproveite para criar um balanço separando o que está funcionando do que não está, com ajuda das ferramentas analíticas do Twitter, que possibilitam:

  • Analisar o desempenho individual de tuítes;
  • Analisar o desempenho da hashtag;
  • Analisar seu público individual na plataforma;
  • Descobrir quais tuítes tiveram melhor desempenho.

 

Essas ferramentas permitirão insights sobre quais os tipos de conteúdos são de interesse do seu público.

Para fazer essa auditoria em seu perfil, você vai acessar o seu painel de analíticas do Twitter, selecionar a guia “Tuítes” e então, pode exportar os dados de um período específico.

Para quem usa o Sprout Social para fazer o gerenciamento do perfil, acesse “Analíticas do Twitter” na guia ”Relatórios do Sprout”.

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Encontre sua voz no Twitter

Uma tendência entre o público do Twitter é que os usuários procuram marcas, como de empresas de tubos e conexões aço carbono que seja autêntica, se mantendo fiel a sua voz.

Saiba aproveitar as últimas tendências que acontecem no mundo para atrair as pessoas no Twitter, mas sem jamais perder a voz da marca.

No Twitter é possível se posicionar de forma mais casual e divertida que em outras redes, como Facebook ou LinkedIn, mas pede autenticidade e consistência.

Então saiba aplicar uma voz de marca envolvente, usando as tendências para se assegurar como relevante.

Saiba que os usuários podem ser especialmente perspicazes reagindo de forma não favorável quando uma marca só quer chamar a atenção, sem ser autêntica.

Use hashtags e tendências do Twitter

Uma empresa de equipamentos para solda que sabe como usar as hashtags conseguem quase o dobro da interação que ocorre em tuítes sem hashtags.

Certamente essa é uma estatística que chama a atenção, mas isso não significa que você deve se empolgar e carregar as postagens com todas as hashtags possíveis.

Use as hashtags como uma maneira inteligente de expor sua marca para novos públicos, que podem se interessar por sua mensagem.

Algumas marcas, como uma empresa de cabeamento estruturado fibra aproveitam para criar hashtags para uma campanha específica, e depois as usam para rotular tuítes individuais e para incentivar o público a compartilhar as hashtags.

Marcas se destacam com campanhas inovadoras e uma aplicação estratégica das hashtags, gerando muitas impressões e interações.

Quando você não souber o que publicar em suas páginas, olhar o Relatório de Tendências do Sprout pode te ajudar a ter ideias, pois ali são monitoradas as hashtags, os tópicos populares e quem são os influenciadores no seu setor.

Utilize anúncios do Twitter

Para atingir seu público-alvo de forma mais direta, uma boa ideia é investir nos anúncios pagos do Twitter.

Tuítes promovidos ganham muito mais alcance que somente o alcance conseguido organicamente, permitindo um melhor desempenho.

Com os anúncios, mais usuários podem descobrir o seu perfil, ainda que não sigam sua marca ou hashtags.

Ao usar um tuíte pago, os tuítes mostram as linhas do tempo dos usuários que compartilham interesses com seu público.

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Se você deseja que o tuíte promovido permaneça publicado, é cobrada uma taxa mensal para sua manutenção.

As formas de interação com tuítes orgânicos e pagos é igual, apenas tendo a marcação para que o usuário saiba que se trata de anúncio pago, quando for o caso.

Saiba quando tuitar

Sua empresa de tanques industriais precisa saber que o recurso ViralPost do Sprout é muito útil para suas estratégias.

Ele realiza uma análise da atividade do seu público, determinando os melhores horários para que você faça o compartilhamento de informações, priorizando os horários em que os seguidores estão mais ativos.

Os tuítes permanecem no seu perfil para sempre, a menos que sejam excluídos, mas contam com um meia-vida útil de 24 minutos segundo um estudo da Wiselytics.

Em menos de três horas após sua publicação, um tuíte atinge cerca de 75% de sua capacidade de engajamento potencial.

Dessa forma, usar publicações consistentes na hora certa é a receita para o sucesso nessa rede social.

Programe tuítes com antecedência

Tuítes bem feitos, no lugar e na hora certa, contam com alto potencial de interação e de se tornarem virais.

Mas é importante ter um controle sobre as postagens a serem realizadas, pois esses estímulos no momento certo são uma exceção à regra.

Para obter alcance máximo de suas ações, agende intencionalmente seus tuítes, seguindo sua estratégia.

Quando você sabe o momento certo para fazer suas postagens, fica mais simples criar uma programação consistente de tuítes programados.

O recomendável é que se faça ao menos um tuíte por dia, mas algumas marcas o fazem até 15 vezes ao dia para estarem sempre aparecendo para seu público.

Cabe a sua estratégia e o seu uso de conteúdos, definir a frequência de publicação de novos conteúdos na página de sua empresa de relógio de ponto.

Usar plataformas de gerenciamento para sua conta como o Sprout vai te ajudar a visualizar o melhor momento de publicar seu conteúdo de forma consistente e nos horários certos.

Uma excelente maneira de interagir com seus seguidores é fazer perguntas, que podem ser estruturadas em uma pesquisa no próprio Twitter ou retuitando as respostas dos usuários.

Interaja com seus seguidores

Quando falamos em Twitter é bom ter uma visão de um canal de comunicação bidirecional com o público.

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Os conteúdos criados devem incentivar o público a interagir com os tuítes feitos e isso sempre precisa de uma resposta.

É preciso procurar conhecer, saber da existência e se envolver com pessoas que tuítam sobre sua marca de forma individual, gerando engajamento.

Sempre que mencionarem sua marca de argamassa branca ou responderem a um tuíte, é importante ter alguém responsável por dar uma resposta em tempo hábil.

Tenha um gerente de comunidade dedicado para poder lidar com essas situações e jamais deixar um usuário sem resposta.

O Asana pode te ajudar nesse sentido, pois ele monitora todas as menções no Twitter, respondendo a praticamente todas, independente de se tratar de uma pergunta ou um elogio.

Outra ferramenta útil é o recurso “Respostas Sugeridas” do Sprout, que permite a predefinição de respostas para as perguntas mais frequentes.

Elas podem ser editadas, de forma a receberem um toque de personalização e são uma forma interessante de lidar com o volume de perguntas e interações.

As perguntas são, em sua essência, as melhores formas de interação no Twitter, permitindo diversas possibilidades. 

Definir metas mensuráveis do Twitter

É importante que sua estratégia de marketing no Twitter tenha metas mensuráveis que permitam saber se o plano está no caminho certo.

Ter metas e objetivos para suas publicações são essenciais, pois são eles que direcionarão o caminho a ser seguido, atingindo os objetivos gerais de marketing, tais como:

  • Engajar o público para aumentar o reconhecimento da marca;
  • Gerar mais leads direcionando o tráfego;
  • Criar mais links para o blog, aumentando o tráfego;
  • Oferecer um serviço de excelência, criando fidelidade à marca;
  • Trabalhar com influenciadores para a criação de novas conexões.

 

Após ter suas metas para a rede social definidas, é importante seguir acompanhando e medindo mensalmente essas metas.

Dessa forma você consegue mensurar o que está funcionando ou não, sabendo o que precisa ser aprimorado.

O uso de uma plataforma de gerenciamento de redes sociais, como o Sprout, pode ajudar em mensurações e para o acompanhamento das metas.

Considerações Finais

Por fim, para desenvolver uma estratégia de marketing através do Twitter é preciso ter essa rede incorporada à sua estratégia geral de mídias sociais, tendo uma mensagem sempre alinhada.

Nesse artigo você viu a importância e a utilidade de plataformas de gerenciamento de redes sociais e dicas de como usar o Twitter para o marketing.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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