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Como captar leads de forma assertiva?

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Seja para uma empresa de protetor facial epi ou qualquer outra conseguir captar leads com qualidade, é preciso ter atenção a uma série de fatores que geram o interesse do consumidor e o estimulam a se comunicar corretamente com você.

Desde o avanço no processo de transformação digital, o mercado tem se adaptado e entendido a importância de estar presente no mundo virtual para conseguir trabalhar adequadamente.

Por isso, muitas empresas começaram a trabalhar diretamente com esse tipo de comércio, identificando suas peculiaridades e entendendo a necessidade de criar novas ferramentas de comunicação.

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Para identificar o andamento de seus processos de vendas, bem como a eficácia de suas ações de marketing digital, muitas empresas acabaram optando por utilizar o funil de vendas como uma estratégia para negociar, por exemplo, plásticos de engenharia.

O funil de vendas divide o público consumidor em quatro etapas, das quais é preciso uma conversão para passar de um elemento para outro. Estas etapas são:

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  • Visitante;
  • Lead;
  • Oportunidade;
  • Cliente.

De todas estas quatro etapas, uma das mais importantes é o lead, que é um momento onde o consumidor passa mais tempo durante a jornada de compra, absorvendo conteúdo e informação da empresa para tomar uma decisão sobre a compra.

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O lead é basicamente um cliente em potencial. Isso significa que ele já se interessou pela comunicação com a empresa, a ponto de oferecer seus dados de contato em troca de algum benefício oferecido no site, como um e-book ou um desconto especial.

Com estes dados, a companhia pode se aproximar mais do cliente, abrindo portas para a negociação e garantindo uma estrutura mais adequada de vendas de montagem elétrica, por exemplo, levando-o para os próximos passos do funil de vendas.

Como funciona o processo de conversão?

Para conseguir entender melhor esse tipo de interação e como ela funciona, é preciso ter em mente o modelo de funil e suas possibilidades. A maioria dos especialistas separa este processo em três grandes etapas, conhecidas como Topo, Meio e Fundo do Funil.

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No topo do funil, o consumidor está passando por um processo de descoberta. Aqui entra desde o primeiro contato com a empresa até a formação em lead, no momento em que ele cede seus dados para a companhia.

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O meio do funil é o momento de segmentação e qualificação do lead. Aqui é onde você entenderá o tipo de conteúdo que faz com que um determinado usuário se interesse, apresentará novos materiais e deixará o lead pronto para a última etapa da negociação.

No fundo do funil, a equipe de vendas entra em ação e começa a dialogar com o consumidor, fazendo uma abordagem mais direta que o leve diretamente para a conquista de um espaço adequado para suas ações.

Por conta de todos estes elementos, entender como captar novos leads é muito importante, pois garante que você continuará conseguindo vender e receber um faturamento adequado para sua empresa de projetos elétricos, por exemplo, sem perder oportunidades.

Ferramentas para gerar novos leads

A captação de leads pode ser resolvida com uma série de fatores. Existem diversas ferramentas de marketing digital na atualidade que oferecem esse tipo de recurso, e você precisa saber como aplicá-lo para otimizar ainda mais seus resultados.

Vale lembrar que cada empresa é única, e nem sempre as ações escolhidas por uma companhia terão os mesmos resultados se aplicadas em outra, ainda que ambas trabalhem no mesmo segmento de atuação.

Por isso, é importante você adaptar suas ferramentas a uma realidade específica, e caso deseje, poderá ter um contato muito maior com seus clientes, entendendo suas necessidades e criando ferramentas para uma comunicação mais assertiva em sua empresa de filtro industrial inox, ou qualquer outra.

Assim, você conquista uma estrutura adequada de leads, que são constantemente alimentados com informações e conseguem seguir de forma otimizada pelo funil de vendas, tornando-se clientes mais rapidamente.

Blogs corporativos

O blog é uma ferramenta que ganhou muito espaço recentemente. Em sua origem, ele nada mais era do que um diário digital, onde era possível publicar pensamentos e até mesmo agendamentos de itens para ter sempre em mãos.

Esse formato fácil e prático de publicar conteúdo na internet se popularizou, dando uma repaginada no formato de blog e conquistando uma estrutura de atendimento mais adequada, permitindo até mesmo que empresas utilizassem o formato.

Hoje, os blogs corporativos são grandes ferramentas de marketing digital, permitindo a publicação de conteúdo informativo e relevante da empresa, com o objetivo de atrair novos consumidores e educar aqueles que já compram da marca.

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Os blogs, então, são excelentes ferramentas de comunicação, permitindo que você atraia o interesse do público e conquiste um espaço muito maior em suas ações de comunicação, ampliando suas possibilidades de engajamento para empresas de fundações, por exemplo.

No blog, também é possível criar ferramentas de aquisição de leads, seja através de landing pages ou da própria estrutura do blog, que permite o cadastro e envio de dados de contato para que o usuário tenha acesso a conteúdo exclusivo.

Esse tipo de ação é muito importante para você conseguir criar uma relação mais próxima entre consumidor e marca, atraindo a atenção dos visitantes e otimizando o tipo de conteúdo que está tentando apresentar.

E-mail marketing

Outro excelente modelo de engajamento para gerar leads é o e-mail marketing. Você pode fazer listas de contatos se tornarem grupos de engajamento, apresentando conteúdo de qualidade e otimizando esse tipo de contato.

Entretanto, é preciso tomar alguns cuidados com relação a esse tipo de interação. Isso porque os e-mails foram por muito tempo mal utilizados em ações de marketing de, por exemplo, epis para eletricista, ocupando o espaço e atrapalhando os usuários comuns.

Por conta disso, muitas empresas acabaram perdendo a oportunidade de usar essa ferramenta, deixando o spam tomar conta das métricas de e-mail e prejudicando as ações de qualquer companhia.

Um spam é um e-mail indesejado, normalmente com conteúdo raso e pouco interessante, que acaba sendo acumulado na caixa de e-mail, gerando apenas transtorno para o usuário ter que deletar esse tipo de conteúdo.

Apesar de o e-mail marketing ter causado um drástico dano por conta desse tipo de ação, a produção de material de qualidade pode ser uma excelente maneira de cativar novos usuários e fazê-los se tornarem efetivamente leads, estreitando os laços.

Mídia paga

A mídia paga é um formato mais tradicional de aquisição de leads, e representa a utilização de qualquer tipo de impulsionamento de publicação, seja em motores de busca ou em redes sociais de, por exemplo, uma empresa que vende cabo de aço inox e outros materiais.

Esse tipo de material costuma ter um resultado muito rápido, mas é preciso ter atenção a alguns pontos quando você trabalha diretamente com a mídia paga. Isso porque normalmente o retorno só dura o tempo que o pagamento está sendo realizado.

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Uma das grandes vantagens da mídia paga é o alcance que você consegue com esse tipo de estrutura. Isso porque seu conteúdo será direcionado a um grupo muito mais amplo de pessoas, criando assim novas oportunidades de negócio.

Além disso, você consegue segmentar muito melhor suas propagandas desse modo, conseguindo escolher exatamente para que tipo de audiência suas mídias pagas irão aparecer e conquistando uma chance muito maior de conversão.

Independentemente do modelo que você escolher para esse tipo de interação, é preciso pensar na geração de leads como um todo, por isso, é interessante que o tópico impulsionado seja relevante e atraia a atenção do consumidor.

Dessa maneira, você consegue garantir resultados mais efetivos para sua empresa como um todo, conquistando uma estrutura muito melhor para o trabalho de aquisição de leads.

Redes sociais

Um dos maiores impactos da atualidade em questão de comunicação é com as redes sociais. Estas plataformas atraem diariamente milhões de usuários ávidos por interação com outros usuários e com marcas que estejam estabelecidas em uma determinada rede.

O potencial de marketing com esse tipo de processo é imenso, e você pode trabalhar de diversas maneiras, usando compartilhamento de conteúdo, criando material para as próprias redes e até interagindo com o público diretamente, em mensagens instantâneas.

Por isso, as redes sociais se tornaram uma das principais fontes de aquisição de leads no mercado, onde muitos usuários acabam descobrindo novas empresas e se tornando clientes delas.

Considerações finais

Entender o que são os leads e como funciona a utilização dessa ferramenta em sua estratégia de marketing é um passo muito importante para sua empresa conseguir conquistar uma posição melhor no mercado.

Esse tipo de ação ajuda as equipes a direcionar melhor os consumidores, ajudando-os a entender o potencial de negociação que a empresa oferece e fechando negócios com muito mais assertividade, garantindo uma estrutura mais efetiva a longo prazo.

Por isso, a maioria das empresas que trabalham com leads acaba se tornando uma liderança em sua área de atuação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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