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Como definir o nicho de seu negócio?

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Definir o nicho de seu negócio, dentro do público-alvo já traçado desde o início, é uma forma de conseguir atuar dentro de uma demanda única, garantindo uma diminuição drástica de concorrência e fidelização do consumidor, por meio de um trabalho específico.

Podemos entender, então, que uma grande loja em um shopping, voltado ao segmento de calçados, tende a atingir públicos de todas as idades, de diferentes classes sociais e localidades dentro de uma região, sendo então uma grande referência no ramo.

Utilizando esse caso, a segmentação pode ser exemplificada por meio de uma outra loja de sapatos, que tem como foco mulheres entre 20 a 25 anos, que costumam trabalhar fora e tendem a estar por dentro das principais tendências de moda, em âmbito mundial.

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Ainda que essas duas empresas trabalham com um mesmo foco, cada uma atua em uma área diferenciada, sendo a segunda focando em um nicho de clientes, que pode ser encontrado por meio de questões que envolvem estudos de formas:

  • Geográficas;
  • Demográficas;
  • Psicográficas;
  • Comportamentais.

Desse modo, compreendemos que a geográfica faz uma pontuação sobre públicos em uma localidade, provendo à empresa um trabalho focado em uma região ou em um bairro.

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As demográficas podem incluir um estudo e uma atuação que engloba idade, gênero e até mesmo a classe social de um cliente, produzindo tudo o que vá atender esses públicos.

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Na psicográfica existe um estudo e um foco em questões que envolvem atitudes, formatos de status sociais a serem alcançados e também interesses pessoais ou coletivos. 

Já a comportamental inclui tudo o que possa fazer uma pessoa se envolver com o produto comprado, seja uma necessidade momentânea, os benefícios que ela procura para que seus problemas sejam resolvidos, uma fidelização garantida, dentre outros.

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Cada uma destas e outras formas de segmentação são escolhidas a critério da empresa, mas ainda assim, podem ser encontradas baseadas nos princípios e propósitos que cada negócio tem, tanto com seus ganhos quanto com a área de maior ênfase.

Por que é vantajoso fazer essa definição?

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A segmentação permite às empresas um olhar cada vez mais focado, sem que ela tenha que produzir como outras, optando por oferecer algo que muitas vezes pode ser oferta escassa em uma localidade ou para um nicho específico de distribuidora de flores.

Veja, então, algumas dessas e outras vantagens que fazem o trabalho em nicho ser cada vez mais benéfico para empresas, ainda mais em um mercado altamente competitivo:

Encontrar parceiros importantes

Por meio de uma pesquisa de nichos é possível encontrar empresas que podem trabalhar como parceiras da sua, unindo esforços para que ambas possam se ajudar e vender cada vez mais para os públicos propostos na segmentação de serviço de terraplenagem.

Essa jogada pode prover inúmeras vantagens, dentre elas o fortalecimento de um setor que ainda não era ocupado, mantendo ambas as empresas participantes em importância no mercado onde atuam. Essa é uma escolha interessante para empresas de pequeno porte.

Trabalhar com menores concorrências

A concorrência é algo que sempre vai existir no mercado, não importa a localidade onde seu negócio atua ou até mesmo a potência que ele tem diante das outras. No entanto, com o nicho, é possível diminuir esse número, a ponto dele não ser uma preocupação.

Um ponto interessante é o caso de uma empresa de trabalho temporário que trabalha apenas para outras com foco em grandes eventos. Isso pode se tornar, ao longo do tempo, uma forma de divulgação do seu serviço para outras que atuam no mesmo ramo.

Ter uma qualidade de público-alvo

Com o trabalho focado de público é possível fazer uma qualificação desses clientes, por meio de trabalhos de comunicação e atendimento presencial. Afinal, o grande trunfo da empresa nesse momento é a diferenciação, e isso pode servir para o momento da venda.

Além disso, quanto menor o tamanho do público e mais específico é o trabalho da empresa em questão, melhor será o retorno, tanto de fidelização e compras, quanto na divulgação boca a boca, tornando o trabalho cada vez mais vantajoso para o lado de quem segmentou.

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Comunicação mais eficiente com clientes

Dentro das estratégias de comunicação entre empresas e clientes existe um ponto a ser considerado essencial, que é a forma de contato e o intuito da passagem de informações, de modo que sejam claras e criem uma conexão exemplar entre os lados.

Por meio do nicho, essa pode ser uma possibilidade interessante, afinal, agora uma loja de roupas voltadas às numerações acima de 42 podem conversar com seus clientes sobre a importância de sua atuação, e colocar conteúdos que conversem com seus propósitos. 

Dicas para começar a fazer uma segmentação

Se você deseja começar a entender o seu nicho de atuação e voltar os trabalhos da sua empresa de aluguel de geradores para um público cada vez mais segmentado, que apresenta chances maiores de comprar o que você oferece, veja algumas dicas essenciais:

  1. Analise os temas e áreas que você domina

Para iniciar uma venda em um setor nicho é preciso que sua empresa determine o ramo de trabalho, suas competências e diferenciações, entendendo o quanto ela poderá ser eficiente dentro da demanda a ser oferecida, criando então o entendimento da segmentação.

Por exemplo, se você trabalha com um serviço específico para sustentabilidade em empresas, é importante que exista uma procura por empresas de licenciamento ambiental e ramos onde ela atua, entendendo suas particularidades e desejos.

  1. Avalie a situação da oferta e procura

Dentro do descobrimento do seu nicho, assim como no caso de qualquer empresa que trabalhe com públicos generalizados, existe uma forte preocupação com a procura feita pelo cliente, afinal, você pode descobrir que o que seu cliente procura ainda não é fácil de achar.

Assim você vai determinar se existe de fato comprador para o que vai ser oferecido, entendendo o quanto essa demanda existe em cálculos e dados, e saber se seu negócio poderá trabalhar com isso de forma a atender as expectativas e desejos do mercado.

  1. Esteja por dentro das tendências de mercado

É interessante sempre estar a par do que o mercado oferece de novo e também de interessante para que pessoas sintam necessidade de comprar, no caso, pense em soluções e produtos que são necessários para a vida atual mas que não são vendidos.

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Isso vai fazer com que você utilize uma oportunidade que está em aberto no mercado de trabalho, podendo utilizar sua ideia para fazer algo diferenciado, como a venda de um produto que ainda não existe no país, ou um serviço que é oferecido fora da sua cidade.

  1. Procure as possibilidades de competição

A competição dentro do nicho que você pretende atuar é essencial para que haja uma identificação do que pode ser feito, ou aquilo que já é oferecido, não cabendo mais uma empresa entrar na competição por clientes, já totalmente nichados.

Por exemplo, se sua empresa de locação de andaimes possui os mesmos clientes de nicho que uma concorrente, é interessante descobrir maneiras de se diferenciar e oferecer algo que esta outra empresa ainda não pensou, caminhando para um viés diferenciado.

  1. Ficar sempre atento à sua concorrência

A concorrência que sua empresa tem dentro de uma segmentação sempre vai ocorrer, por mais específico que seja o setor ou o produto que você ofereça para seus clientes. Por isso, é importante notar o que outras empresas estão fazendo, e quais são suas inovações.

Isso vai fazer com que você se prepare para oferecer uma solução ainda melhor, ou que opte por um caminho que aquela ainda não havia pensado, como trabalhar com distribuidor de telha sanduíche apenas em órgãos de espaços públicos de uma cidade.

  1. Escolha focar em um público específico

Por fim, depois de toda a verificação que você fez até o momento, saiba escolher o momento e o público ideal. Escolha uma única diferenciação de público, seja em questão regional, comportamental ou até mesmo na forma como seu trabalho é executado.

É importante que sua empresa determine apenas um foco, tanto para que evite coincidir com muitos concorrentes, quanto para os trabalhos serem cada vez mais focados dentro da empresa de contabilidade para micro empresas demandando esforços pontuais.

Considerações finais

O nicho dentro de um ramo de trabalho pode ser a solução que faltava para a empresa trabalhar com maior qualidade, tendo melhores resultados e um menor número de concorrentes, algo considerado um sonho para qualquer empreendedor.

Mas para isso acontecer, é importante trabalhar bem as formas de comunicação com esse público, entendendo as demandas que eles consideram importantes e não são atendidas, e também formas de entender as tendências de mercado, estando sempre à frente.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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