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Market share: entenda mais sobre esse conceito

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O market share é o que podemos entender como fatia de mercado. Essa é uma porcentagem que mostra qual a participação de uma empresa dentro do ramo onde ela atua, e diz muito sobre sua relevância, a qualidade dos produtos oferecidos e também a potência dela.

Podemos entender, então, que um escritório contábil São Paulo que tem uma ótima pontuação de market share dentro de uma cidade, também é aquele que é utilizado como referência para o público local, seja pelo seu serviço ou pela tradição do negócio.

Já uma empresa com um menor market share pode ser aquela que é vista como uma das últimas em um ranking de escolha do público. Isso pode ser altamente importante para que sejam encontradas mudanças, afinal, isso diz respeito à atuação no mercado.

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Alguns dos critérios que definem o marketing share são:

  • Região geográfica;
  • Público-alvo;
  • Segmentação;
  • Relevância.

Por exemplo, no caso da região geográfica é possível encontrar uma fatia de atuação de um consorcio imobiliario em um mercado que atua na cidade X. Ali, ele poderá concorrer apenas com empresas que trabalham como ele, na mesma localização orientada.

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Já em uma questão de público-alvo, é possível que empresas de outras localidades, mas que atuam em um mesmo segmento, acessível para todos os seus clientes, concorram entre si, verificando qual é aquela que é vista pelo cliente como a mais preferida.

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Em um viés de segmentação, tudo funciona de forma totalmente parecida. Só que nesse caso, existe um foco sobre seus nichos de atuação, buscando as informações e os números que compõem esse tipo de negócio, incluindo todas as suas particularidades.

Já na relevância de uma clinica de fisioterapia, existe a busca por um número que possa traduzir como aquela empresa é vista em comparação às outras. Assim como as outras questões, todas focam em diferentes formatos que agrupam as concorrentes.

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Como fazer esse cálculo?

Assim como os formatos de observação, o cálculo do market share também depende para cada tipo de escolha da empresa, algo que pode ser evidenciado por meio de seus propósitos e formatos de atuação no mercado de distribuidora de muletas.

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Não existe segmentação de cálculo certo ou errado, inclusive, buscar por todas essas porcentagens pode ser interessante para que a empresa tenha em mãos um entendimento mais complexo sobre sua atuação, buscando em cada situação uma solução.

Veja a seguir algumas formas de achar esses cálculos de market share:

Público-alvo

No cálculo por público-alvo a empresa encontra sua participação de mercado dividindo a quantidade de clientes que tem em uma cidade, de acordo com as especificações do público (gênero, idade, etc), pelo número que corresponde às pessoas da localidade.

Ou seja, se em uma cidade ou país de atuação da empresa existem mais de 500 mil mulheres consumidoras de empresa de portaria e limpeza e o negócio atende 10 mil clientes, a porcentagem de market share é de 5%.

Faturamento

Seguindo a mesma ideia do público-alvo, o cálculo por faturamento apresenta uma porcentagem proveniente de uma divisão entre os ganhos da empresa e os ganhos de todas as organizações que são consideradas suas concorrentes.

A questão nesse ponto é que para encontrar esses valores, é preciso investir em uma pesquisa por profissionais, pois é um valor que nem sempre estará em dados abertos.

Autoridade

O cálculo de autoridade também nem sempre é fácil de encontrar, já que a única maneira de saber a potência de uma empresa em um mercado geral é por meio de pesquisas. 

Por isso, é importante buscar dados oficiais ou particulares para fazer esse cálculo, com a mesma fórmula e disposição dos exemplos acima. 

Valor de mercado

O valor de mercado de uma empresa é encontrado pela divisão da avaliação do negócio pelo total da avaliação dos seus concorrentes. Ainda que este também seja um dado de difícil acesso, é possível buscar estimativas, por exemplo, em bolsas de valores.

Qual a importância desse cálculo para uma empresa?

Buscar a porcentagem de market share da sua empresa pode ser uma boa questão avaliativa no conjunto da obra. Isso porque a porcentagem diz muito sobre a preferência dos clientes pelos seus produtos e serviços, algo que está ligado diretamente à venda.

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Por isso, buscar esse valor nada mais é do que uma forma de encontrar erros, que podem ser desde a comunicação feita com o cliente, até a forma como o produto é colocado no mercado, buscando soluções que ampliem sua relevância e o façam ser mais conhecido.

É importante pontuar que tudo vai depender do que sua empresa deseja em questão de propósitos, assim como no caso da busca pelo cálculo do market share. Ou seja, se o cálculo de autoridade está baixo, você deve melhorar as formas de reconhecimento,

Já em um viés de faturamento, se a sua porcentagem está próxima de outra empresa e você deseja ultrapassá-la, é importante procurar estratégias de venda mais efetivas, o que não deixa de incluir trabalhos de marketing digital dentro do negócio.

A partir do entendimento sobre o que é mais relevante para os tomadores de decisões, será feita a mudança necessária, sempre entendendo de que forma esse empreendimento pode estar à frente da concorrência na participação do mercado.

Dicas de como melhorar esse índice

Depois de entender o significado do market share, bem como o cálculo que melhor evidencia a situação da sua empresa, saiba as maneiras de alavancar o seu negócio e obter melhores resultados diante das vendas e também com o seu público:

Investir em marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma ótima forma de estar sempre em contato com seu público, evidenciando a importância do seu produto ou serviço e se fazendo diferente da concorrência, seja por meio de uma comunicação eficaz ou forma de conexão online.

É ideal que dentro da sua empresa existam equipes focadas em aumentar esses índices por meio de um conteúdo rico, informativo, proveniente de um estudo do consumidor, algo que inclua suas preferências, formas de linguagem e desejos voltados a soluções.

Manter comunicações com o cliente constantemente

Seu grupo de empresas de seguros só vai estar em evidência ou continuar nesse fluxo se existir um contato constante com os clientes e até mesmo aqueles que ainda não se tornaram consumidores, mas que podem vir a ter algum interesse futuramente.

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O ideal é que ocorram não apenas publicidades e anúncios com uma certa constância, mas também comunicações diretas, que enfatizem a presença daquela empresa, atualizem o consumidor sobre suas mudanças e melhorias, tal como uma conversa com um familiar.

Focar em formas de trabalho inovadoras

Tudo o que é considerado inovador é diferente, provoca curiosidade e dispões de atenção de quem está vendo. Essa, então, é uma ótima maneira de aumentar o market share da sua empresa, pois ela estará sempre em pauta, em mídias e na maneira presencial.

Procure encontrar maneiras de divulgar sua empresa especializada em licenciamento ambiental de um jeito descontraído, ou de colocar dentro do serviço oferecido algo que ninguém da sua concorrência já fez, focando ainda no cuidado e na qualidade do que é oferecido.

Procurar melhorar o relacionamento do cliente

O cliente é o foco da sua empresa na busca por uma melhor porcentagem do market share, afinal, quando falamos em vendas esse é o principal detentor de uma escolha. Por isso, se puder, trabalhe com falhas que você possa ter no relacionamento ou melhore o contato.

Algo interessante é buscar em sites de reviews de empresas, ou aqueles focados em reclamações, falhas e problemas que estão sendo a pauta de consumidores, e procurar resolver de uma forma eficiente, cabendo espaço para uma reconciliação e fidelização.

Buscar parcerias vantajosas

Trabalhar sozinho pode parecer e ser, muitas vezes, algo difícil para conquistar um aumento do market share, ainda mais quando falamos de situações onde uma pequena empresa está tentando conquistar maior relevância em um local recém introduzido.

Por isso, busque também por parcerias que possam ser firmadas com algum tipo de objetivo em comum. Isso pode ajudar ambos a melhorar seus serviços de empresa de fomento mercantil e aumentar o market share, ainda que ele seja dividido.

Considerações finais

O market share é uma ferramenta muito simples de ser utilizada, encontrado por meio de cálculos específicos a participação de uma empresa no mercado onde atua, e fazendo uma comparação real com os dados que dizem respeito a seus concorrentes.

Essa é uma maneira prática de pensar em soluções a longo prazo, começando a focar no que realmente interessa para que esse número da fatia se torne maior.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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