Vida e Saúde

Como manter a qualidade de vida após os 60 anos?

Ads 02

Atualmente, a proporção de idosos no Brasil vem aumentando significativamente nos últimos anos. As principais mudanças que vão ocorrer nesta fase será o enfraquecimento dos ossos, o envelhecimento dos órgãos e a também a falta de ânimo e disposição dos idosos. Portanto, será preciso mudar o estilo de vida com o objetivo de melhorar a qualidade de vida durante a terceira idade, principalmente sobre a alimentação, as atividades físicas e sobre o desempenho cognitivo.

Portanto, por meio das devidas mudanças, será possível conquistar um excelente bem-estar e, consequentemente, o aumento da expectativa de vida.

Por conta disso, compreender as devidas mudanças ajudará a melhorar o estilo de vida. Além disso, a preparação ajudará o idoso a viver uma excelente velhice, se tornando uma ótima fase produtiva. É fundamental prestar muita atenção em todos os fatores que podem levar a uma vida saudável, que deverá ser plena e feliz.

Ads 03

Neste artigo, vamos apresentar algumas dicas sobre como manter a qualidade de vida na terceira idade. Além dessas dicas, indicamos que você faça sempre massagens frequentes com um excelente profissional, busque por profissionais que tenham um Curso de Massoterapia em seu currículo.

Então, pegue uma caneta e um papel, e anote tudo que vamos lhe passar.

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias com Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Portal completo e atualizado diariamente, acompanhe as nossas editorias.
Saiba mais >>   Você lava o seu travesseiro?

Vamos lá?

A terceira idade

Ads 04

Diferentemente do que muitos pensam, é possível ter qualidade de vida na terceira idade. Portanto, mesmo algumas mudanças do corpo, diversas ações podem auxiliar no objetivo de preservar a saúde e a qualidade do cotidiano.

O maior benefício que podemos destacar é sobre se preocupar com a questão de garantir sempre a melhor saúde mental e física.

Satisfação e felicidade

Todos que apresentam uma qualidade de vida melhor podem encarar o dia a dia sendo muito mais saudável. Logo, todos os cuidados com a mente e o corpo devem garantir uma visão altamente positiva sobre a própria vida.

Ads 05

Por causa disso, é fundamental aproveitar a fase para cultivar excelentes lembranças e a sensação de tranquilidade, satisfação e de felicidade.

Expectativa de vida melhor

Muitos idosos que procuram ter uma melhor qualidade de vida podem viver mais alguns. Que será tanto para a saúde psicológica quanto para a saúde física. Quando a pessoa se preocupa em evitar doenças e garantir assim as melhores condições para encarar essa fase, é possível viver muito mais.

Melhorar a capacidade psicológica e física

Algo que preocupa durante a saúde na terceira idade é a forma de ampliar a capacidade do próprio corpo. Do ponto de vista físico, isso significa uma melhoria dentro da saúde e das melhores chances de sofrer com as condições incapacitantes e de doenças.

Quanto ao ponto psicológico, os cuidados devem gerar uma propensão menor sobre os seus transtornos, como, por exemplo: a falta de memória, depressão ou doenças degenerativas.

Saiba mais >>   A prática de Pilates e o alívio do Parkinson. Entenda como a atividade pode ajudar no tratamento da doença

Pratique atividades físicas

O sedentarismo na terceira idade pode prejudicar muito a saúde e a qualidade de vida do idoso. Portanto, a prática de atividades físicas é um dos excelentes pontos para se manter bem com a saúde em dia. Os exercícios mais leves podem auxiliar com a preservação da mente e do corpo.

Então, é muito importante investir em exercícios aeróbios, como, por exemplo: caminhada, natação ou dança, que tem o objetivo de fortalecer a musculatura, equilibrando assim o corpo e aumentando a flexibilidade.

Os principais benefícios das atividades físicas:

  • Melhora da memória
  • Melhora o raciocínio lógico;
  • Diminui a pressão arterial;
  • Aumento a confiança;
  • Estimulação do bom funcionamento do sistema imunológico.

Opte por bons alimentos que sejam ricos em nutrientes

Da mesma forma de praticar atividades físicas, a alimentação balanceada é essencial para a terceira idade. Pois, o organismo passará por algumas alterações, como as mudanças que ocorrem no metabolismo, exigindo assim um melhor hábito alimentar para que o corpo continue funcionando da melhor forma.

A necessidade do corpo sempre vem mudando, e a necessidade de nutrientes também muda. Os idosos apresentam algumas condições de saúde que podem trazer restrições para a sua alimentação. Quando melhor for a alimentação do indivíduo, melhor será a disposição do idoso.

Algumas dicas são importantes sobre alimentação:

  • Mantenha uma alimentação que seja variada e colorida, como, por exemplo: a ingestão de verduras, legumes, frutas e cereais integrais;
  • Coma alimentos naturais, em vez dos processados;
  • Diminua a quantidade de sal e açúcar;
  • Cuide da higiene dos alimentos;
  • Ingira mais de 2 litros de água por dia.
Saiba mais >>   Femama vai ajudar a monitorar verba liberada pelo Ministério da Saúde para tratar de mulheres com câncer de mama e colo de útero

Se você deseja aprender mais sobre a alimentação, indicamos que você procure por um Curso Online e aprenda mais sobre uma excelente alimentação.

Mantenha o cérebro sempre ativo

As dicas que passamos vão lhe auxiliar a cuidar da sua saúde física, porém o cérebro também merece uma grande atenção. É fundamental treinar a memória com o objetivo de prevenir a degeneração e fortalecer assim as ligações neurais.

Invista nas interações sociais

Um dos problemas que são muito relacionados com a terceira idade é o aparecimento da depressão e ansiedade. Essas doenças estão ligadas ao isolamento do idoso, pois os filhos saem de casa e a perda de pessoas queridas se torna muito mais comum. Ao fim da vida profissional e a aposentadoria podem causar diversos sentimentos de inutilidade.

O convívio social é fundamental para que o idoso se sinta parte da comunidade e continue com uma mente estimulada.

Algumas dicas para investir nas interações sociais:

  • Dedique-se aos trabalhos voluntários;
  • Busque atividades em grupos;
  • Marque encontros semanais com a família;
  • Matricule-se em aulas de pilates, dança ou que o idoso preferir;
  • Faça viagens.

Depois de ler sobre as dicas para manter a saúde em dia, você ficou com alguma dúvida?

Se você gostou do que leu, comente aqui embaixo sobre essas dicas e mande os resultados logo a seguir. E se quiser compartilhe essas dicas com os seus amigos e amigas.

Grande abraço e até o próximo post!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Ads 06

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Envie sua pauta ou release, entre em contato conosco [email protected]