Como se tornar um influenciador digital?
Neste conteúdo você vai saber sobre
Um influenciador digital, como o Whindersson Nunes, é um profissional que trabalha com canais online e possui um público grande, fiel e engajado.
Isso faz com que muitas empresas procurem por essas pessoas para divulgar seus produtos por meio de conteúdos mais dinâmicos e criativos.
Como os influenciadores, em grande parte dos casos, mantêm uma relação mais próxima com o seu público, ele tem grande poder de influenciar na decisão de compra dos seus seguidores.
Prova disso é que o Brasil foi o país que mais impactou os consumidores por meio de influenciadores, segundo a pesquisadora Elizabeth Saad, da USP.
Neste contexto, muitas pessoas procuram o mercado digital para se tornar um influencer, conquistar autoridade e, claro, aumentar o seu faturamento.
Este é o seu caso?
Então, continue a leitura e descubra os segredos para se tornar um grande influenciador digital.
Antes de mais nada, o que é um influenciador digital?
Em suma, o influenciador digital é uma pessoa que reúne habilidades de influenciar o comportamento e a opinião de um grande número de seguidores, por meio de conteúdos publicados em suas redes sociais.
Basicamente, os influenciadores escolhem um nicho de mercado para seguir e que tenham um domínio sobre esse assunto.
Um exemplo disso é Flavia Calina, uma influenciadora digital do nicho de maternidade, com quase 8 milhões de seguidores no YouTube e cerca de 3 milhões de fãs no Instagram.
O mercado da moda, por sua vez, é representado por influencers como Thássia Naves, com 4,1 milhões de seguidores, e Camila Coutinho, com 3,1 milhões de fãs no Instagram.
Entre os nichos mais tradicionais, podemos destacar:
- Moda;
- Beleza;
- Bem-estar;
- Lifestyle;
- Comportamento;
- Maternidade;
- Pets;
- Viagens;
- Comida;
- Programação cultural;
- Humor;
- Reality show;
- do it yourself (DIY).
Quais são os tipos de influenciadores digitais?
Os influenciadores digitais são classificados de acordo com a quantidade de seguidores e seu comportamento online.
Abaixo, você confere quais são os tipos de influencers mais comuns do mercado:
- Top celebridade: grande alcance e engajamento, porém pouca relevância, pois costuma falar sobre diversos assuntos, sem aprofundamento. Portanto, pode não ser a melhor opção para gerar vendas;
- Fit Celebridade: alto alcance, engajamento e bastante relevância nos assuntos de sua preferência. As empresas buscam esses influencers quando o foco é conquistar mais seguidores;
- Autoridade: influência um público mais limitado, no entanto, seus seguidores são muito bem segmentados. Por isso, proporciona engajamento e relevância em seu nicho;
- Ecossistema: trata-se de um grupo de influenciadores que escolhem um determinado nicho. Aqui, eles têm baixo alcance e engajamento, contudo, focam em relevância , visto que produzem um conteúdo mais segmentado;
- TrendSetter: é o influencer que promove debates nas redes sociais, defendendo o seu ponto de vista em relação a algum assunto.
Como se tornar um influenciador digital?
Uma vez que você já sabe o que é um influenciador digital, chegou a hora de conhecer algumas dicas para entrar nesse mercado, o que envolve:
- Defina seu nicho de atuação;
- Entenda as dores do seu público;
- Crie conteúdos de qualidade;
- Tenha consistência com suas publicações;
- Interaja com seu público.
Vamos a elas?
Defina seu nicho
Ao escolher o seu nicho de atuação, você cria um conteúdo mais assertivo e personalizado.
Dessa maneira, conquista autoridade sobre este assunto, além de aumentar as chances de ser abordado por marcas daquele segmento.
Aqui, dê preferência para o nicho que você tem mais afinidade. Afinal, não adianta nada falar sobre moda, sem ter conhecimento adequado sobre este assunto, não é mesmo?
Entenda as dores de seu público
Com o nicho selecionado, é o momento de criar conteúdos que busquem solucionar as dores do seu público.
Por exemplo, blogs ou páginas nas redes sociais sobre maternidade devem focar nas dores e desejos dos pais sobre esse assunto.
São ótimos temas para compartilhar com a sua audiência:
- Grávidas podem nadar em piscinas?
- É preciso evitar dormir de costas?
- As relações sexuais podem ser mantidas durante a gestação?
- Os cosméticos e dermocosméticos podem ser usados normalmente?
Para descobrir quais são os termos mais procurados pelo seu público, use algumas ferramentas, como o Google Keyword Planner e o Answer the Public. Assim, será mais fácil construir publicações que geram engajamento.
Crie conteúdo de qualidade
Chegou a hora de criar conteúdo de qualidade. Afinal, para ser um bom influenciador digital, não basta tirar fotos bonitas e postar nas redes sociais.
Como vimos acima, é preciso apresentar conteúdo novo e relevante. Para isso, observe seus concorrentes e se esforce para entregar algo mais valioso para a sua audiência.
Tenha consistência com suas publicações
Conteúdos perdem a validade com o tempo. Para driblar isso, faça publicações constantes e que atendam às novas demandas da sua audiência.
Ademais, estude sobre temas evergreens e descubra como não deixar um material ultrapassado.
Interaja com seu público
Criar uma relação de confiança com as pessoas que te seguem é vital para se tornar um influenciador de sucesso.
Para te ajudar nessa missão, use algumas ferramentas e funcionalidades para interagir com os seguidores. Aqui estão as principais:
- Stories do Instagram: faça enquetes, abra caixinhas de perguntas e responda os directs;
- Lives: interaja em tempo real com seus seguidores, por meio de perguntas e respostas.
Ao mesmo tempo, tenha cuidado com os comentários. Procure responder o máximo de pessoas em seus canais, como no YouTube, blog ou redes sociais.
Viu como não é difícil se tornar um um destaque na internet?
Contudo, o processo fica mais fácil quando você conta com o apoio de agências de influenciadores digitais.
O segredo é dar preferências para empresas que conhecem o seu segmento e ajudam a melhorar a relevância do seu nome na internet.