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Dicas para trabalhar com webinars em sua estratégia de marketing

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Com o avanço da tecnologia e da internet, foi possível desenvolver diversas novas estratégias que beneficiem empresas ao redor do mundo das mais diferentes formas. Entre essas maneiras, algumas vêm ganhando cada vez mais espaço, por exemplo, os webinars.

O texto de hoje abordará o que são os webinars, qual o seu impacto em uma empresa que decide utilizá-lo de maneira eficiente e como integrá-lo com as estratégias de marketing que sua empresa usa atualmente.

É possível dizer que o marketing sempre esteve diretamente relacionado com as vendas de uma empresa. Para que as pessoas conheçam o seu produto e o adquiram, é necessário um forte trabalho de marketing para despertar o interesse no indivíduo.

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Até mesmo uma oficina de direcao hidraulica precisa saber divulgar o seu trabalho para atrair mais pessoas e fazer com que seu trabalho seja reconhecido no mercado onde atua, afinal, de nada adianta ter um produto de qualidade se ninguém conhecê-lo.

Antigamente, o marketing era realizado através de jornais, televisão, anúncios em toda parte e até mesmo pelo boca a boca das pessoas. Porém, com a chegada da internet, encontrou-se um novo modo de realizar esta ação e atingir muito mais pessoas.

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Através dela, descobriu-se que muito podia ser feito com um custo baixo e diversos benefícios e, tal prática, foi se expandindo cada vez mais com o passar dos anos até chegar ao que conhecemos hoje, sendo utilizada até mesmo por uma empresa de calibração.

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Com tais avanços e utilização do meio digital para se vender, realizar marketing e divulgação de produtos, não demoraria muito até que as plataformas audiovisuais começassem a ser exploradas e, consequentemente, utilizassem os webinars.

Mas afinal, o que são webinars e por que são tão importantes e interessantes para uma empresa? São sobre essas e muitas outras dúvidas que abordaremos no tópico a seguir.

Entenda mais sobre o conceito de webinar

Podendo ser usados até mesmo por uma empresa de manutenção de geradores SP, os webinars são videoconferências realizadas através da internet ao vivo, podendo ser apresentado dados, informações importantes e até mesmo orientações a alguém.

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É uma estratégia extremamente válida para interagir com um pequeno grupo ou múltiplas pessoas ao mesmo tempo, transmitindo informações relevantes que podem fazer a diferença no dia a dia de uma empresa, dependendo apenas da criatividade do seu negócio.

Tem sido bastante utilizado principalmente para tirar dúvidas de clientes e interlocutores do seu negócio, sendo uma peça fundamental para várias estratégias de marketing e uma maior aproximação do público-alvo da empresa em um contexto geral.

A sua vantagem é que qualquer empresa que tenha um bom planejamento de marketing pode utilizá-lo, desde agência de eventos SP até mesmo escolas e cursos online. O impacto que o webinar gera no seu meio é impressionante.

É possível destacar os seguintes exemplos de benefícios que tal estratégia pode trazer para o seu negócio:

  • Dinamismo ao apresentar um produto;
  • Tornar-se mais atrativo para novos leads;
  • Preparar os leads para a compra;
  • Maior fidelidade;
  • Maior integração com a tecnologia.

São diversas as maneiras de como a sua empresa pode se beneficiar em ter uma planejamento onde os webinars estão incluídos, podendo inclusive servir como treinamento ou instruções para colaboradores da sua própria organização.

Portanto, independentemente se forem empresas de automação industrial ou de design gráfico, confira no tópico a seguir algumas dicas e orientações de como melhor utilizar os webinars em suas estratégias de marketing.

Como utilizar o webinar?

Agora que já entende um pouco melhor sobre o conceito do webinar, é importante entender como aplicá-lo no dia a dia de sua empresa, aproveitando ao máximo os seus benefícios e sabendo como moldá-lo à realidade da sua marca.

01 – Defina um objetivo 

Assim como qualquer estratégia empresarial, de nada adianta ter um ótimo produto ou serviço se você não traçou um objetivo, uma meta a ser atingida. O webinar pode te ajudar imensamente com essa questão, principalmente com visibilidade.

Porém, antes de desenvolver e apresentar um webinar sobre o produto, é importante que saiba onde quer chegar com o seu produto, quais pessoas quer atingir e qual o propósito de mostrar esse conteúdo em específico para o seu público.

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Mesmo que seja um conteúdo sobre instalação de piso vinílico, ele deve ter um objetivo em mente, seja para aumentar as vendas do negócio ou até mesmo mostrar para algum investidor o porquê deve acreditar em sua empresa.

02 – Informar é o mais importante

Claro que o objetivo de qualquer empresa é lucrar e fazer com que seus produtos e serviços atraiam ainda mais público e que, consequentemente, o seu negócio cresça no meio em que atua e comece a expandir para novos horizontes.

Mas quando pensamos em webinar, o objetivo da apresentação deve ser informar e não vender, conseguindo se assemelhar um pouco com o inbound marketing no contexto de ser atrativo e fazer com que seus leads se interessem pelo conteúdo que está sendo mostrado.

Mesmo que o assunto do webinar seja demonstrar serviços de manutenção elétrica industrial, a partir do momento em que você começa a mostrar aos interessados como o produto é bom e funcional, inconscientemente, eles começarão a cogitar a possibilidade de adquiri-lo.

03 – Interação é essencial

Os participantes do webinar têm como hábito interagir durante a transmissão de conteúdo, sendo assim você ou o apresentador devem entender que essa interação faz parte da estratégia, e é essencial para o desenvolvimento efetivo da videoconferência.

Se fosse para não interagir e apenas falar sobre como o seu produto é bom, seria muito mais fácil e efetivo criar um vídeo que explicasse sobre todos os pontos. Sendo assim, não confunda as coisas e faça um trabalho que instigue que o público interaja.

E, com interação, não entenda como o público apenas fazer as perguntas e sua empresa conceder as respostas. Faça com que aqueles que estão te assistindo se sintam como parte da apresentação.

04 – Transparência é a chave do sucesso

Mesmo que o seu negócio seja uma empresa de gerenciamento de resíduos, não se engane e nem tente enganar os futuros leads, comece dando a eles o que querem ver e mostrando o assunto mais importante logo de cara.

Não tem problema o Webinar ter 20 minutos, desde que seja satisfatório, informativo e que traga informações relevantes. É muito melhor do que ter a duração de 1 hora com um conteúdo pouco instigante e que perca a atenção dos envolvidos a todo momento.

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A transparência nessas horas deve ser a maior cartada de sua empresa, mostrando a que veio e entregando muito conteúdo aos participantes, fazendo com que realmente entendam o motivo da apresentação, por exemplo, pela grandiosidade e complexidade do anúncio.

Alguns estudos comprovam que o tempo médio que uma pessoa presta atenção no conteúdo é a cada 8 segundos, então não perca tempo e transforme o webinar em algo entediante e chato. Ele tem que ser memorável e gerar engajamento.

05 – Saiba analisar os dados

Tão importante quanto realizar todos os passos, seguir as dicas e orientações disponibilizadas até o momento, é analisar os dados obtidos com o webinar e mensurá-los de maneira a melhorar a qualidade do material e conteúdo apresentado.

Dessa forma, com algumas métricas, será possível medir o engajamento do público sobre o produto, sobre quais produtos ele foi maior, nível de interesse e performance, além de dúvidas e possíveis sugestões.

Assim, é possível melhorar também a apresentação do seu webinar e torná-lo mais efetivo, evitando erros que possam estar sendo cometidos com mais frequência do que se imagina, afinal, se o cliente percebe, isso pode ser um problema.

Também é importante analisar tais dados de forma fria e entendendo o objetivo do negócio, dessa forma você impede de se envolver emocionalmente e tirar conclusões que não condizem com a real situação do negócio.

Considerações finais

O texto de hoje abordou sobre os webinars, explicando o que são e como podem impactar o dia a dia de seu negócio, além da importância de se preparar um e algumas dicas e orientações de como utilizá-lo.

Claro que cada empresa trabalha e age de uma forma, então é importante que as informações disponibilizadas sejam adaptadas à realidade de sua empresa e de seu negócio, colocando sempre a personalidade e forma que sua empresa trabalha na fórmula.

O webinar pode criar vantagens para qualquer conteúdo, se utilizado da maneira correta, sendo assim, explore as diversas oportunidades que ele aborda e aproveite.

Agora, resta planejar como aplicá-lo no dia a dia de sua empresa e quais conteúdos utilizará. Tente manter uma frequência para que sua empresa se acostume e continue produzindo cada vez mais conteúdo de qualidade para os seus leads.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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