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Por que fazer SMS marketing?

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O uso de mensagens de texto nas estratégias de marketing é uma ação promissora de comunicação, e saber aplicar o SMS marketing a favor do seu negócio pode melhorar seus resultados.

Pense sobre como é raro conhecermos uma pessoa adulta que não tenha um telefone celular, e, além disso, essa é uma das formas de comunicação mais empregadas no mundo. 

Com uma média de cerca de 8 trilhões de SMS trocados ao ano, esse formato possui uma taxa de engajamento bem alta: fontes mostram que um SMS possui uma taxa de abertura de até 98%, e o tempo até a leitura de um SMS recebido é de cerca de 3 minutos.

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Se você já atua no mercado ou se busca abertura de empresa em São Paulo, leia esse texto até o fim para saber mais sobre esse canal tão eficiente, mas tão subutilizado pelos empreendedores.

Aqui trataremos sobre o que são os SMS marketing, quais os tipos existentes, e pontos importantes para você considerar ao desenvolver sua estratégia.

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Entenda mais sobre o SMS marketing 

SMS, do inglês Short Message Service, significa “serviço de mensagens curtas”, sendo recebido em um dispositivo móvel vinculado ao chip de telefonia do usuário.

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E o marketing pode ser definido como o conjunto de todas as atividades desempenhadas por uma organização, como uma empresa de impermeabilização, para compreender as necessidades do público e atendê-las da melhor forma.

Em outras palavras, trata-se dos meios para que um gestor possa garantir a sustentabilidade do negócio.

Dessa forma, SMS marketing é o uso da ferramenta de envio de mensagens instantâneas curtas para se comunicar de forma direta e pessoal com seus clientes. Alguns exemplos:

  • Divulgar lançamentos;
  • Enviar ofertas e promoções;
  • Fazer pesquisa de opinião;
  • Divulgar eventos online;
  • Informar sobre status de pedidos.
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Ou seja, possui um potencial gigantesco para o desenvolvimento do relacionamento entre cliente e marca. 

Os tipos de SMS marketing

Existem diferentes tipos de SMS marketing, e é importante saber suas variadas opções, para ampliar seu leque de possibilidades. Confira:

SMS Promocional

Esse tipo de SMS tem como objetivo divulgar novos produtos e/ou serviços, ofertas e promoções.

Uma dica é oferecer descontos exclusivos para que os clientes cadastrados em sua base possam comprar piso laminado em sua loja de materiais de construção, por exemplo. Ao desenvolver essa tática, você agrega valor para o cliente em receber suas mensagens.

SMS Institucional  

Usado para divulgar ao público as ações, os valores e o posicionamento da marca, como o apoio a projetos sócio-ambientais, por exemplo. Tenha cuidado para não forçar o tom de autopromoção nas mensagens institucionais.

SMS transacional

Estes são utilizados para informar sobre as transações realizadas pelo cliente, muito comuns nos e-commerces para a confirmação de pagamento, avisos sobre o envio do pedido e prazos, envio de dados para rastreio, entre outros.

SMS para datas especiais

Uma forma interessante de se fazer presente, é o envio de SMS para a parabenização ou comemoração de datas especiais, ótima tática para as empresas de contabilidade e as demais.

Algumas ideias são o envio de felicitações em datas comemorativas, como Ano Novo ou Dia das Mães, a lembrança pelo aniversário do cliente, ou mesmo para comemorar o aniversário da empresa.

SMS para tráfego

Por fim, outra aplicação do SMS é o incentivo às visitas em determinada página, com o uso de links. Aqui é importante estar atento se a página de destino é otimizada para acesso em dispositivos móveis. 

É uma estratégia interessante, mas é importante saber que a taxa de adesão tende a diminuir quando o lead precisa acessar outra página, então use SMS para essa finalidade quando for realmente estratégico fazê-lo.

Desenvolvendo suas estratégias

Pontuamos a seguir, 10 questões valiosas a serem consideradas para o desenvolvimento e implementação de uma boa estratégia de SMS marketing, seja de uma grande organização ou para um profissional autônomo, como um advogado especialista em direito de família.

  1.  Obtenha permissão para o envio de mensagens

O primeiro passo é obter o Opt-in do lead, ou seja, a permissão clara para enviar SMS marketing a ele.

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O envio de mensagens sem o consentimento do cliente pode ser muito prejudicial para sua marca. E atenção: isso vale para qualquer canal de contato direto, como email marketing ou ligações.

Uma boa solução é incluir as autorizações em landing pages e nos demais formulários de cadastro. Existe a possibilidade de deixar esse campo previamente selecionado, apenas para o usuário dar seu aceite com o clique.

  1. Jamais compre listas de contato

Outro ponto fundamental para campanhas de mensagens diretas é não comprar listagens de leads de terceiros, e isso também é uma questão ética.

Além de ser uma prática proibida, é uma forma ineficiente de iniciar um relacionamento com seus prospects, e ainda pode desvalorizar sua marca.

Gere seus próprios leads investindo no marketing digital: a modalidade do Inbound, ou seja, a atração funciona como uma verdadeira máquina geradora de leads.

  1. Envie um SMS interessante

É fundamental ter uma boa estratégia de conteúdo para a mensagem: o SMS marketing precisa ser objetivo e interessante, ademais, geralmente ele suporta em torno de 160 caracteres, então use-os com inteligência. 

  1. Pense na CTA certa

A CTA, sigla para a expressão Call To Action, ou chamada para ação, é uma peça-chave do seu SMS marketing, afinal, você espera que ao enviar um SMS, isso gere algum resultado para sua empresa de automação residencial, por exemplo. 

Para isso, precisa direcionar o receptor da mensagem: é um bom CTA que garante a continuidade do diálogo, e trabalhá-las de forma assertiva tem um impacto significativo no resultado, facilmente verificável nas taxas de conversão.

Uma das principais vantagens do uso de SMS é o imediatismo, e você deve usar isso a seu favor, incluindo gatilhos de urgência, como “oferta relâmpago” ou “válido apenas para os primeiros” nas CTAs.

É importante também dar ao cliente a opção de responder ao conteúdo enviado, gerando engajamento.

  1. Seja pessoal, mas sem exageros

É importante que o tom de um SMS seja pessoal, então use elementos como o nome do cliente. Além disso, permite também um tom mais descontraído, mas é fundamental ter bom senso, e uma proposta de valor clara.

  1. Sincronize o horário

Esteja atento aos horários de envio, é fundamental ter sincronia com a rotina de seus clientes, afinal um cliente dificilmente ficará satisfeito ao receber um SMS de sua empresa de madrugada. 

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Segundo o Mobile Marketer, às segundas-feiras têm as taxas de resposta menores, ou seja, os clientes estão menos receptivos. O recomendado é usar o horário comercial padrão, das 10h às 20h, evitando horários de deslocamento, como no início da manhã e no fim da tarde.

  1. Cuidado com a quantidade de SMS

Ao falarmos de mensagens de textos, menos é mais. Segundo a Upland Software, o recomendável é um máximo de até 10 por mês, e todas devem fornecer um valor real.

  1. Automatize suas estratégias

Usar um chatbot para automatizar seus processos pode economizar muito tempo. Esses são softwares especializados em interagir com o usuário de forma humanizada.

Além disso, traz vantagens ao garantir o fluxo de nutrição, a personalização e o acompanhamento de resultados.

  1. Acompanhe as métricas

Monitorar métricas e indicadores como as taxas de abertura das mensagens e as taxas de cliques e de respostas, também é essencial para o controle e a implementação de melhorias. Indicamos fazer testes A/B para verificar os melhores formatos.

  1. Respeite as decisões do cliente

Por fim, é muito importante oferecer a possibilidade do usuário se descadastrar de sua listagem de contatos, se ele quiser. Se um contato fizer essa solicitação, atenda prontamente e exclua-o de sua base de clientes.

Listando as vantagens

Para quem chegou até aqui e ainda tem dúvidas se realmente vale a pena investir em SMS marketing, pontuamos as vantagens para um empreendimento de prestação de serviços de limpeza e conservação, em um exemplo prático. Veja:

  • Amplo alcance do conteúdo enviado;
  • Alta velocidade de entrega;
  • Altas taxas de leitura e resposta;
  • Aumento do engajamento dos leads;
  • Baixos custos;
  • ROI (Retorno Sobre Investimento) significativo;
  • Permite a customização das mensagens. 

Aproveite dessa ferramenta, mas lembre que deve usar com parcimônia para não “queimar” esse canal tão direto e pessoal de comunicação com seus clientes e potenciais clientes.

Considerações finais

Nesse artigo você viu o que é SMS marketing, porque e como desenvolver esse canal de comunicação instantâneo. As regras, como no restante do marketing digital, são: criatividade, originalidade e bom senso. 

Converse com sua equipe ou com a empresa de terceirização de marketing que lhe atende, para a implementação alinhada da estratégia de SMS marketing em seus esforços.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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