Vida e Saúde

Neurocirurgião explica o motivo dos atendimentos por problemas na coluna terem disparado em 2021

O Instituto do Tratamento da Coluna Vertebral realizou um estudo para saber como está a saúde do brasileiro em tempos de pandemia. O resultado mostrou que, de janeiro a abril de 2021, cerca de 60 mil pacientes foram atendidos com queixa de dores na coluna lombar. Em 2020, no mesmo período, foram 35 mil atendimentos. Isso representa um aumento de 71% na procura por auxílio médico por decorrência de problemas na região.

Ads 02

Para o Dr. Cezar de Oliveira, neurocirurgião, especialista em coluna do Hospital Sírio-Libanês, as dores na coluna estão mais frequentes por conta da nova rotina que a população está seguindo. “Muitos trabalham de casa e não têm o equipamento correto para realizar suas atividades. O computador não está na altura certa, a mesa e a cadeira são as da cozinha, tudo isso gera uma postura errada e, consequentemente, dores. Sem contar que as atividades físicas foram reduzidas também”, explica. “Além disso, o emocional impacta diretamente nos problemas da região. Isso porque o estresse e a ansiedade causam tensão muscular na região das costas, ombros e pescoço”, completa o especialista.

Saiba mais >>   Dia de Conscientização Sobre a Esclerose Múltipla: Vera Cruz Hospital tem Centro de Infusões para tratar a doença

O neurocirurgião alerta para que as pessoas atentem-se às suas posturas e que comecem a alterar a rotina de forma a amenizar as dores. “A princípio, o ideal é que o computador fique posicionado na altura dos olhos, isso evita que o pescoço se incline para baixo ou para cima. Atente-se também à forma que se senta, a coluna deve estar totalmente apoiada no encosto da cadeira”, explica.

Além do ajuste postural, o Dr. Cezar também lembra que as atividades físicas são essenciais, já que agora a tendência é nos movermos menos por não sairmos de casa praticamente, pegar transporte público, andar pelas ruas, etc. “O recomendado é que os exercícios físicos sejam incluídos na rotina por, pelo menos, três vezes na semana. Intercalar entre aeróbicos e de fortalecimento muscular é o ideal”, fala.

Ads 03

“Entretanto, por mais que tenha essa adaptação da rotina, procurar um especialista é essencial para que as dores sejam realmente curadas”, finaliza o neurocirurgião.

Dr. Cezar Augusto Alves de Oliveira – Neurocirurgião – Especialista em Coluna, é o chefe das equipes da Neurocirurgia nos hospitais: Sírio-Libanês, AACD, Hcor, Rede São Luiz, Edmundo Vasconcelos e Santa Catarina. Possui especialização pela Harvard Medical School, com Prof. Chief Peter M. Black; fez residência médica com especialização em cirurgia da coluna, no Departamento de Neurocirurgia do Centro Médico da Universidade de Nova Iorque, com o Prof. Dr. Paul Cooper; é Membro Titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia. Possui graduação pela Faculdade de Medicina de Campos (RJ) e cursou o Internato Eletivo em Neurocirurgia, no Instituto de Neurocirurgia da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. Instagram: @drcezardeoliveira

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias com Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Portal completo e atualizado diariamente, acompanhe as nossas editorias.
Saiba mais >>   Diferenças entre medicina preventiva, curativa, urgência médica e emergência
Ads 06

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Envie sua pauta ou release, entre em contato conosco [email protected]