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O que é uma Estratégia de Marketing Digital?

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Uma estratégia de marketing digital é um conjunto de ações planejadas realizadas online para atingir objetivos de negócios específicos. Em termos simples, isso significa realizar ações consistentes no momento certo por meio dos canais online mais adequados para aumentar a receita e melhorar o relacionamento com seu público.

A complexidade de uma estratégia de marketing digital depende principalmente do tamanho do seu negócio e do seu objetivo de longo prazo, veja o site Marketing Digital 10 e saiba mais. Se você acabou de lançar seu negócio, talvez precise apenas dar alguns passos simples usando um ou dois canais digitais.

Então, vamos discutir por que você deve planejar suas atividades de marketing digital.

Por que você precisa de uma estratégia de marketing digital?

  • Isso o motiva a aprender mais
  • Ele fornece dados reais
  • Ele estrutura suas ações
  • Ajuda a aumentar o ROI
  • Ajuda você a reconsiderar seus relacionamentos com o público
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Geralmente, fazer uma estratégia ajuda você a se mover com mais consciência e, portanto, com mais confiança, não importa o que você faça. Quando se trata de marketing digital , a construção de uma estratégia pode ajudá-lo das seguintes maneiras:

  • Isso o motiva a aprender mais. Quando você começa a desenvolver um plano de marketing digital , precisa pensar em todos os aspectos do seu negócio. Você também precisa analisar minuciosamente seu público, concorrentes, tendências e nichos vizinhos para criar uma estratégia de marketing digital polida e atualizada. Desenvolver um plano é uma chance incrível de conhecer mais a fundo o seu negócio!
  • Ele fornece dados reais. Durante a análise, e depois de transformar sua estratégia em ação, você obterá muitos dados abrangentes sobre o que funciona bem para sua marca e o que não funciona. Capacitado com essas informações, você terá um catálogo de opções para melhorar seus negócios.
  • Ele estrutura suas ações. Desenvolver uma estratégia de marketing digital evita o caos de fazer suposições cegas que você precisa fazer sem ter um plano. Se você criar uma estratégia, entenderá melhor como combinar vários canais de marketing e aproveitar todo o potencial da sua empresa.
  • Ajuda a aumentar o ROI. Uma vez que suas ações são estruturadas, você comete menos ações e menos erros. Com um plano bem elaborado, você poderá detectar suas fraquezas, prever problemas e reagir rapidamente. Você economizará tempo, dinheiro e esforços para aumentar as margens como resultado.
  • Isso ajuda você a reconsiderar seus relacionamentos com o público. Uma estratégia de marketing digital oferece uma nova visão de sua comunicação com prospects e clientes durante todas as etapas da jornada do comprador . Quando você faz um plano de negócios, precisa se concentrar em seus clientes, encontrar maneiras de agregar mais valor aos seus relacionamentos e desenvolver novas maneiras de se envolver com eles.
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Então, agora que você sabe que precisa de uma estratégia de marketing digital, vamos esboçar uma estratégia geral de marketing digital.

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Como criar uma estratégia de marketing digital?

  • Pesquise e defina seus objetivos
  • Colete dados sobre seu público
  • Gerar leads
  • Nutrir leads
  • Cuide do retorno de clientes e defensores
  • Configure a automação de marketing

Não existe uma abordagem única para o desenvolvimento de uma estratégia de marketing digital. Mantenha seu pensamento crítico enquanto segue nossas sugestões e escolha as dicas que mais ressoam com sua marca.

Passo 1: Pesquise e defina seus objetivos

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Antes de tudo, pergunte a si mesmo se é possível otimizar seu conteúdo existente para ter uma classificação mais alta no Google. Aqui está o que você pode fazer com isso se focarmos na estratégia de SEO :

  • Estruture seu conteúdo de acordo com o algoritmo do Google para ranquear mais alto;
  • Reduza o peso de suas imagens para que sua página carregue mais rápido;
  • Seja vinculado por sites relevantes e autorizados para sinalizar que você tem uma boa reputação.

Em seguida, tente comparar seu conteúdo com o dos concorrentes. Talvez eles tenham abordado tópicos relevantes que você achava que não existiam. Com a ajuda de ferramentas como Ahrefs ou Moz, você pode analisar quais das páginas de seus concorrentes estão no top 10 para palavras-chave específicas e usar esses insights para cobrir esses tópicos você mesmo.

Talvez suas observações digam para você compartilhar mais conteúdo de vídeo ou adicionar mais comentários de clientes em suas páginas.

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A propósito, não há problema em pedir às pessoas que compartilhem seus sentimentos sobre sua marca e o que elas gostariam de ver mudado em seu relacionamento mútuo. Sim, você não terá uma taxa de resposta de 100%, mas é provável que obtenha muitos insights novos para usar em sua estratégia de marketing digital.

Importante, certifique-se de escolher os canais de marketing digital que melhor se adequam ao seu negócio. Não trabalhe com muitos canais desde o início, mas implemente gradualmente um canal após o outro somente quando necessário.

Então, depois de fazer sua pesquisa, estabeleça suas metas realistas com base nos insights que ela lhe deu.

Etapa 2: coletar dados sobre seu público

A segunda coisa que você deve pensar é o público- alvo do seu produto ou serviço.

Desenvolva a persona do comprador da sua empresa — um retrato de seu cliente regular, que inclui dados sobre suas preferências, comportamento em seu site e hábitos como consumidores. Você pode combinar suas suposições com dados reais coletados usando o Google Analytics , por exemplo.

Todos os dados coletados podem ajudá-lo a criar anúncios gráficos altamente relevantes , usar campanhas de e-mail personalizadas e realizar segmentação comportamental .

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Etapa 3: gerar leads

Seu próximo passo será otimizar a geração de leads e buscar novas formas de fazer isso.

Você pode começar reunindo assinantes com a ajuda dos formulários de assinatura gratuitos do SendPulse . Este formulário permite que você obtenha endereços de e-mail, nomes, números de telefone e outras informações pessoais dos usuários para comunicação posterior. Crie formulários multicanal adicionando links aos seus mensageiros. Aqui está o layout do nosso construtor de formulários de assinatura intuitivo:

Você também pode coletar assinantes usando publicidade gráfica altamente segmentada com o Google Ads . Esse serviço permite exibir anúncios relevantes com base no histórico de pesquisa do usuário, o que é chamado de retargeting.

Abaixo está um exemplo de tal anúncio, ele é exibido porque o usuário pesquisou anteriormente por cursos de redação no Google.

O Facebook é outro ótimo canal para aumentar seu público. Ele permite que você exiba publicidade relevante no feed de notícias e nos bate-papos do Messenger com base na grande quantidade de dados que o Facebook coleta sobre seus usuários. Abaixo está um exemplo do anúncio Masterclass com base nas visitas anteriores ao site.

Você também pode sugerir que seu público existente se comunique com você em outro meio para atualizar seus relacionamentos. Por exemplo, você pode pedir ao seu público do Facebook para compartilhar o endereço de e-mail em um chatbot . Como alternativa, você pode sugerir que eles assinem seu chatbot do Facebook em um boletim informativo por e-mail .

Existem também algumas maneiras de gerar leads com base na viralidade. Por exemplo, você pode oferecer brindes direcionados a pessoas interessadas e incentivá-las a participar de sua lista de e-mails .

Talvez uma combinação de Facebook ou Instagram com e- mails de brindes para servir os brindes e enviar notificações. Abaixo está um exemplo de um sorteio realizado no Facebook usado para aumentar o número de assinantes e tornar a marca mais reconhecível .

Outra maneira de construir seu público é através do marketing de influenciadores . É quando uma pessoa popular, respeitada por milhares de assinantes, compartilha informações sobre sua marca e incentiva seu público a conferir. É uma abordagem de marketing eficaz porque as pessoas a consideram uma recomendação de alguém em quem confiam mais do que publicidade. Abaixo está um exemplo de uma postagem de marketing de influenciadores no Instagram.

Passo 4: Nutrir leads

A nutrição de leads direciona os leads para uma compra depois que eles iniciam a comunicação com sua marca. Você pode fazer isso com a ajuda de e-mails, chatbots , redes sociais, mas o que mais importa é como você faz.

Você precisa educar seu público, agregar valor à presença dele em sua lista de contatos e, ao mesmo tempo, tentar promover sua marca de maneira não intrusiva.

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Você também pode pedir ao seu público que compartilhe mais dados em troca de conteúdo e ofertas mais personalizados. Enviar um e- mail de pesquisa , por exemplo, é uma ótima maneira de envolver, entreter e nutrir seus assinantes. Apenas certifique-se de que os destinatários saibam que não precisarão gastar muito tempo na pesquisa.

Além disso, é aconselhável compartilhar conteúdo com base no estágio do usuário em sua jornada de compra. Mude gradualmente a finalidade do seu conteúdo de educacional para focado em conversão com base em quão perto as pessoas estão de fazer uma compra.

Passo 5: Cuide dos clientes e defensores que retornam

Uma vez que um usuário fez uma compra de você, não deve ser o fim de seus relacionamentos. Certifique-se de agradecer ao seu cliente pela compra, pedir feedback ou uma avaliação e tentar fazer vendas cruzadas no e-mail de acompanhamento .

Gerar clientes de retorno, proporcionar uma excelente experiência ao cliente e produtos de qualidade. Faça com que eles se sintam VIP com ofertas personalizadas exclusivas e conteúdo exclusivo para clientes fiéis.

Você também pode motivar os clientes a se tornarem defensores da marca, oferecendo descontos para indicar outras pessoas.

Aqui estão algumas estratégias de retenção de clientes para garantir que você mantenha seus clientes por toda a vida.

Etapa 6: configurar a automação de marketing

Quando você percebe o que funciona e o que não funciona para sua estratégia de marketing digital, você precisa otimizar os processos automatizando-os.

Você pode criar facilmente fluxos de trabalho de e-mail automatizados para enviar sequências de e-mails para dar suporte aos assinantes em vários estágios — integração, compra, abandono de carrinho etc. O exemplo abaixo mostra como lidar com um carrinho abandonado .

Os chatbots também são uma ótima ferramenta para liberar o estresse de suas equipes de vendas e suporte ao cliente. Os chatbots no Facebook Messenger e no Telegram podem responder a perguntas frequentes, ajudar os usuários a reservar um quarto em um hotel ou até mesmo dar suporte a uma solicitação de emprego.

O SendPulse permite que as marcas criem um chatbot para o Facebook Messenger e o Telegram sem precisar codificar. Com nosso construtor intuitivo, você pode criar facilmente respostas automáticas para seus chatbots.

Aqui está um ótimo exemplo de chatbot do booking.com, onde um assistente virtual ajuda você a escolher um local para férias e reservar um quarto.

O agendamento também pode ser benéfico. Por um lado, você pode agendar notificações por SMS e web push e estar sempre preparado com antecedência, sem criar campanhas com pressa. Por outro lado, você pode configurar a postagem automática nas redes sociais e em um chatbot do Facebook Messenger. Ele permite que você planeje suas campanhas de marketing.

Pensamentos finais

Uma estratégia de marketing digital pode fazer muito pelo seu negócio. Há uma abundância de canais online para escolher. Todos eles variam em preço, potencial de alcance, usabilidade e propósito. O que você precisa é de uma combinação sólida de canais que melhor se adapte ao seu negócio.

Quaisquer que sejam os canais e abordagens, recomendamos não ficar dentro dos limites de um único plano, especialmente se não funcionar como esperado, deixe muito espaço para experimentos, portanto, mantenha a mente aberta.

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