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Por que seu site deve trabalhar com links dofollow e nofollow

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Existem links que podem ser inseridos dentro do site de uma empresa com o objetivo de aumentar os resultados digitais dela. Eles são conhecidos como  links dofollow e nofollow, inclusive, dependendo de como forem utilizados, podem ajudar muito na estratégia de marketing.

Ademais, o marketing de conteúdo é uma das estratégias mais utilizadas nos dias atuais, e conta com diversas ferramentas que têm como objetivo aumentar a visualização da página de uma empresa dentro do ramo digital. 

Assim, é importantíssimo que a estratégia seja composta por um número generoso de ferramentas e ações diferentes, para que diversos públicos e, especificamente, o daquela empresa tenha contato com essas ações, a ponto de se interessar pelo conteúdo. 

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Todos os trabalhos voltados para gestão de marketing têm como objetivo gerar resultados que atendam as demandas do negócio. Por isso, o marketing de conteúdo é tão efetivo em trazer pessoas novas para o canal de uma empresa, ele é dinâmico e aborda muita gente.

Dentre diversas estratégias, existe uma que é responsável por fazer a empresa ser melhor ranqueada nos sites de pesquisa como o Google e o Bing. Estamos falando do SEO (Search Engine Optimization).

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Desse modo, os chamados links dofollow e nofollow trabalham auxiliando os sites a aumentarem o nível de ranqueamento dentro dessas plataformas, logo são auxiliares da estratégia. 

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Então, é graças a eles que quando fazemos uma pesquisa genérica, que faz referência com um carro, que acabamos sem perceber olhando os preços de uma empilhadeira Toyota, bem como de outros tipos de máquinas e transportes. 

O mais interessante é que tudo ocorre de uma maneira tão natural que fica extremamente difícil identificar quando estamos sendo submetidos a esse tipo de ação de marketing. Ou seja, é uma estratégia extremamente eficiente e sagaz. 

Então, neste artigo abordaremos sobre a necessidade de incrementar os links dofollow e nofollow dentro da sua estratégia de marketing de conteúdo, além de mostrar outros diversos benefícios que eles trazem para a sua empresa. 

Entenda o que é um link dofollow

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Os links chamados de dofollow são bem característicos, pois permitem que os sites de pesquisa levem a pessoa que está acessando os canais de volta para o seu site ou blog. Em geral, eles são utilizados quando inserimos uma palavra-chave dentro de um texto.

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Essa palavra será acompanhada de um link que levará você até outra página, mas a questão principal é que tanto o blog que fez a referência desse link quanto o acesso do público ao link, aumentarão seu nível de ranqueamento. 

Pois o algoritmo dos mecanismos de pesquisa entende que seu site é um canal que leva as pessoas a outros sites que têm relevância sobre o assunto, logo ele passará a recomendá-lo para outros públicos. 

É como fazer um tratamento de superfície oxidação, você nota que existem partes que podem ser reaproveitadas, mas precisa fazer com que outras sejam reformadas.

Lembre-se, toda a empresa tem conteúdos mais e menos relevantes dentro de seus sites e blogs. Existem assuntos que caem no gosto popular e outros não, logo utilizar dessa estratégia para tentar conquistar um público mais específico e que tenha interesse no canal é uma saída bem inteligente. 

O benefício principal que esses links dofollow trazem aos sites que os inserem dentro de suas estratégias de marketing digital é justamente a geração de autoridade. As pessoas vêem os links como uma referência do próprio site ao consumidor.

Além de que os mecanismos de pesquisa passam a entender que você e seu site são os especialistas ao abordarem sobre aquele assunto específico, ou seja, sua autoridade é transpassada pelos mecanismos de pesquisa para o público de acesso. 

O que é um link nofollow?

Os links nofollow são um pouco diferentes dos dofollow, isso porque o objetivo deles não é aumentar o ranqueamento do site ou blog dentro do mecanismo de pesquisa, mas justamente avisar ao algoritmo que você não deseja fazer isso.

Esses links normalmente não são inseridos dentro de uma palavra-chave como essa: ‘sondagem rotativa’, mas são colocados de forma completa, ou seja, com as tags e HTMLs completos ao fazer referência direta com algum conteúdo.

O objetivo principal dessa estratégia é não comprometer a autoridade do site perante os mecanismos de pesquisa. Se o Google, por exemplo, identifica que dentro do seu site existem muitos conteúdos com links quebrados, ele passa a deixar de te recomendar.

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Isso ocorre, pois o objetivo da internet é ser uma rede de integração de conteúdos, para que você passe por muito tempo consumindo conteúdos que tem desejo, então, uma vez que essa navegação é interrompida por um link quebrado, todo o processo base é travado.

Há também a inteligência que diz que sites bons com alto nível de ranqueamento indicam sites com níveis e qualidade de conteúdos parecidos. Enquanto sites ruins fazem a mesma coisa, mas de forma oposta, o que acaba regredindo o ranqueamento. 

Portanto, a única coisa que o algoritmo faz é colocar cada um no seu quadrado, mas ninguém quer ficar no “quadrado” considerado ruim, não é mesmo? Então, se você já tiver um site consolidado e bem ranqueado é possível que passe a aderir à links nofollow

Existe até um trabalho que funciona como uma espécie de empresa de coleta de lixo, onde diversos profissionais passam a fazer a manutenção de links dofollow, com o objetivo de tentar mantê-los sempre funcionando. 

Cuidados e ações que devem ser tomadas 

Agora que já sabemos o que é cada um e como funcionam ambos os links, precisamos nos ater a alguns detalhes importantes antes de passar a inserir uma série de links em nossos sites e blogs de maneira equivocada.

Entre os pontos de atenção estão:

  • Não subestime o algoritmo;
  • Busque por referências relevantes;
  • Busque por referências relacionadas ao texto;
  • Use as palavras-chave de forma correta.

Esses quatro pontos destacados são bem interessantes de serem observados e estudados antes de sair aplicando links a torto e a direito.

Vejam, da mesma forma que diariamente milhões de pessoas da área de marketing tentam burlar a forma como o algoritmo do Google, por exemplo, trabalha. A empresa também dispõe de equipes de desenvolvedores que tentam aprimorar a forma como ele funciona.

Isso é importante, pois o algoritmo é atualizado quase todos os dias e revisto por equipes compostas pelos profissionais mais eficientes do mercado. Isso abre brecha para discutirmos sobre os outros três pontos que por natureza são cuidados essenciais. 

Um blog de empresas de logística SP que fala sobre administração, almoxarifado e afins, precisa publicar conteúdos e ter os links dofollow e nofollow de acordo com a proposta de cada publicação. Caso isso não ocorra, o algoritmo pode te identificar como um Spam.

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Perder um conteúdo por ter sido considerado como um spam é um dos maiores desastres que pode ocorrer, pois a perda de SERP (resultados exibidos na página de busca de pesquisa da web), é avassaladora. Por isso, foco na qualidade, relevância e relação. 

Por último, mas não menos importante, é o cuidado a ser tomado com o uso das palavras-chave. É preciso se ater a esses detalhes, pois quando um blog está falando de um determinado assunto, e usar uma palavra-chave, é preciso ter relação com o conteúdo.

Então se estivermos falando sobre manutenção de caminhão, é preciso que o texto tenha uma relação com ocorrido e que o link realmente leve as pessoas para o algo relacionado a caminhões. 

Entenda como conseguir links de qualidade

Por fim, precisamos terminar o artigo dando dicas de como você pode encontrar links de qualidade, que cumpram com o objetivo da sua estratégia de marketing de conteúdo e possam ajudar no ranqueamento de seu site e blog nos meios digitais.

A primeira dica é se dedicar a criar um conteúdo de qualidade, onde as pessoas possam te referenciar em blogs e sites mais consolidados. Além disso, conteúdos bons chamam a atenção, independentemente da estratégia que for aplicada neles. 

Outro ponto é tentar fazer parceria com blogs terceiros. Essa prática é conhecida como guest post. Ou seja, um blog maior te dará espaço em sua plataforma para escrever sobre assuntos que você tem domínio, como a relevância do outsourcing contábil.

Por estar escrevendo para eles, você ganha o direito de divulgar dentro do site um link que leva as pessoas até o seu site. Por consequência, você pode começar a colocar em seus posts que escreve para aquele blog e ir buscando aumentar sua área de influência.

Um cuidado extra é tentar evitar escrever nos blogs algo que entre em combate com aquilo que você defende em seu canal principal. É como escrever sobre os melhores rifles para caça, sendo que seu site é de preservação animal ou um motoboy SP que critica entregas.

Considerações finais

Assim, com todas essas dicas, você estará pronto para começar a utilizar links externos em sua estratégia de marketing de conteúdo. Esperamos que você tenha sucesso em seus objetivos no marketing digital! 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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