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Como construir um organograma empresarial

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Toda empresa, mais cedo ou mais tarde, precisará construir o chamado organograma empresarial. Trata-se de uma representação gráfica de uma estrutura que mostra a hierarquia de uma determinada empresa de forma estrutural. 

O objetivo é facilitar a distribuição de funções e encargos das pessoas de cada setor, organizando todo o trabalho da empresa. Existem diversas formas e métodos de construir um organograma, mas há também uma série de cuidados a serem tomados. 

As pessoas mais inocentes podem achar que é uma tarefa simples de ser realizada e dão pouca importância pro real sentido do organograma, mas o fato é que um local sem hierarquia bem definida tende a criar uma hierarquia ilusória. 

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Pense em uma distribuidora de produtos de limpeza que não definiu quem são os líderes de nenhum setor, no início tudo parece caminhar tranquilamente, mas com o tempo os mais dedicados passam a se sentir prejudicados, enquanto outros passam a delegar funções.

O colapso normalmente ocorre quando não há uma organização preestabelecida, um exemplo são as empresas de família, algumas acabam por não definir muito bem a hierarquia e não dividem as tarefas e valores de forma correta. 

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Com o tempo passam a se incomodar por acreditarem estarem sendo mais dedicadas que outros e o colapso ocorre novamente. Portanto, o organograma é essencial na construção de uma empresa que funcione e deixe seus integrantes confortáveis com o seu trabalho.

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Neste artigo abordaremos três pontos-chave sobre os organogramas, começando pelos tipos existentes no mercado, os benefícios que eles trazem para a empresa e, por último, como fazer o seu organograma.  

Conheça os tipos de organograma

Existem diversos tipos de organograma que devem ser montados baseados na missão, visão e valores seguidos pela empresa. Diferentemente do que muitos dizem, não existe essa história de organograma desatualizado, tudo vai depender da realidade da empresa.

Por exemplo, empresas de contabilidade em SP são inúmeras, sendo que cada uma delas pode seguir um tipo de organograma diferente. 

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Talvez aquela  empresa centenária do centro da cidade funcione no modelo clássico, enquanto uma recém inaugurada por estudantes de TI, no sistema horizontal. Afinal, tudo vai depender dos líderes dessas empresas.

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Vejamos agora os tipos de organograma utilizados por diversas empresas em praticamente todos os segmentos e setores do mundo:

  • Clássico;
  • Horizontal;
  • Radial;
  • Linear.

Cada um desses tipos de organogramas expõe uma necessidade dentro da empresa e uma visão de como as tarefas serão divididas, expliquemos agora a especificidade de cada um desses organogramas e a importância para a estrutura base das empresas. 

1 – Organograma de modelo clássico

Esse aqui é o mais utilizado e comum de ser visto na maioria das empresas, mas com avanço da modernidade e níveis de produtividade, ele está perdendo a usabilidade nas empresas mais modernas.

Ele é bem fácil de entender, pois utiliza a estrutura semelhante a uma cadeia alimentar, onde quem ocupa o topo da cadeia é o que detém o maior poder, ou seja, o chefe, enquanto as pessoas abaixo respondem diretamente ao retângulo acima. 

É bem comum as pessoas acharem que por estarem embaixo da cadeia significa que são menores dentro da empresa, mas reforçamos que a estrutura é apenas uma forma de se enxergar uma tarefa considerada pequena por alguns, porém grande na empresa. 

Um exemplo simples é uma empresa de advocacia, onde a ordem é o dono do escritório, o líder, em seguida são só advogados auxiliares e por último os estagiários da empresa. 

Em uma empresa menor, a comunicação não é tão afetada, mas conforme aumenta o número de cargos e hierarquias, o contato com os líderes é quase que impossível.

2 – Organograma de modelo horizontal

A mudança entre o organograma clássico e o horizontal é que no clássico a hierarquia parte do mais alto da escala até o mais baixo, enquanto na horizontal parte do lado esquerdo do (maior cargo) até o lado direito (menor cargo).

Tanto no clássico como no horizontal, são colocados os nomes das funções e não do que é feito, com apenas um adendo entre parênteses que especifica o número de pessoas que compõem aquele setor. 

3 – Organograma de modelo radial ou circular

Aqui começamos a mudar um pouco a estrutura, nesse caso como o nome diz, é feito um esquema circular, onde o maior cargo parte do centro do círculo e os menores vão se estendendo pelas extremidades. 

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O objetivo dele é que tanto o presidente que faz parte da empresa de corte e dobra de chapa quanto o estagiário, mesmo exercendo funções distintas, possam se comunicar, pois o acesso é mais fácil. 

Isso mostra o desejo das empresas de tentar quebrar aquela ideia de que os cargos mais altos são incomunicáveis e inalcançáveis dentro de uma determinada empresa. É dito que esse método é feito para não ter cargos superiores, mas cargos estratégicos. 

4 – Organograma de modelo linear

Esse é o mais diferente entre todos, trata-se de um modelo que foca nas atividades desempenhadas e não na hierarquia em si. É um quadro onde são descritos todos os processos que ocorrem dentro das empresas com os cargos existentes nela.

Cada função é representada por um símbolo que é encaixado dentro do quadro, dependendo da sequência a ser realizada. Então uma empresa de manutenção industrial que trabalha com marketing, RH, Direito, TI e administração deixará tudo detalhado.

Há também um símbolo para mostrar quem executa, controla e planeja o processo, deste modo é possível saber qual equipe faz o que dentro da estrutura. o objetivo novamente é evitar que as pessoas achem que existem tarefas mais importantes do que outras. 

Veja quais são os benefícios dos organogramas

Ainda existem outros tipos de organogramas, mas esses são os mais utilizados na maioria dos casos e pela maioria das empresas, indo desde uma empresa de motoboy até uma organização de qualquer outro ramo.

Pois bem, agora que já sabemos sobre ele, podemos pontuar os benefícios de montá-lo e sua importante função. 

O primeiro benefício é que os colaboradores novos e os que forem promovidos entendem a quem eles respondem diretamente, quem são seus superiores, e caso a empresa não siga esse estilo, acabam também por compreenderem a organização. 

Outro fator é a comunicação interna, uma vez que somente o organograma é possível saber quem são as pessoas responsáveis pelos setores e, em caso de uma tarefa que envolva mais de uma equipe, os líderes podem se comunicar entre si, facilitando a organização. 

Colaboradores que sabem o nível em que estão e até onde eles podem chegar, caso a empresa tenha um plano de carreira consolidado, estão propícios a produzir mais do que em empresas que não deixam isso muito claro. 

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O plano de carreira apresentado em um organograma é algo que toda pessoa que chega com gás para trabalhar gosta de ver logo quando é contratada, ou em uma entrevista de emprego, então, faz grande diferença no momento de realizar projeções pessoais.

Seja em vidrarias para laboratório, empresas de Business, startup, agências de comunicação, dentre outras, é sempre bom deixar de maneira bem explícita o que cada pessoa faz dentro da empresa.   

Montando seu organograma

Chegamos no último pilar de nosso artigo, o momento em que você aprenderá a montar o organograma para a sua empresa.

Primeiro precisamos citar que em questão de design gráfico e estruturação, existem diversos sites e ferramentas de desktop que permitem a criação de organogramas, fluxogramas e outras necessidades administrativas das empresas.

Basta uma pesquisa genérica e pronto. Você encontrará diversos sites que permitem a criação de organogramas, então não se preocupe em relação a Design e foque na construção mental do seu projeto.

Para organizar um organograma de uma empresa que já existe, será preciso realizar uma pesquisa interna com todos os colaboradores e os líderes, para saber quem realiza a função de administração, gerência, diretoria e afins. 

Caso sua empresa ainda esteja no processo de montagem, basta se reunir com sócios e pessoas envolvidas no projeto e deixar tudo muito bem definido. Com a pesquisa feita, as hierarquias serão mais fáceis de serem identificadas.

Modelo ideal

Esse talvez seja o momento mais delicado na montagem de um organograma, lembra que citamos mais acima todos os principais modelos existentes no mercado? Então, é agora que você deverá escolher o melhor que se encaixa com a cultura da sua empresa.

Você estará lidando com pessoas que têm emoções tão inflamáveis quanto um tanque para transporte de combustível, é preciso ter bastante cuidado ao definir uma atribuição para uma pessoa que está com você desde o início, por isso, faça reuniões.

Conclusão

Lembre-se, o modelo que você escolher levará consigo uma mensagem a todas as pessoas que estiverem saindo e entrando da empresa. Que querem construir carreiras e enxergar um futuro no que estão fazendo. 

Reforçamos que não há modelo melhor ou pior, mas somente aqueles que melhor se encaixam com os valores e a visão defendida pela sua empresa. Sabendo de todas essas informações, você está mais do que pronto para montar um organograma empresarial.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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