Procurar emprego após os 40 anos
É comum chegar aos 40 anos de idade e nos preocupar com o mercado de trabalho. Sempre nós perguntamos: “Ainda tenho espaço para competir no mercado de trabalho?”, a cada dia vemos mais e mais jovens saindo das faculdades e nós perguntamos também “Como vou competir com esses jovens cheios de energia?”.
Se você tem 40 anos ou mais e está desempregado, o mais certo é que esteja com dificuldades em arranjar um novo emprego. As entrevistas de trabalho, departamentos de recursos humanos e centros de emprego já são algumas das coisas a que você está acostumado, mas conseguir um trabalho com um salário. Por isso, recomendamos que você siga as dicas do emprego na mira:
- Se você tem qualificações a mais, tente vender necessidades aos empregadores. Uma vez que tenha encontrado o que você pode ajudar a empresa a fazer e o cargo ideal para si, trate de imaginar como as suas qualificações podem ser úteis.
- Assegure-se de que vende com eficácia as suas qualificações adicionais. Use cada uma das suas capacidades para impressionar os responsáveis de recrutamento.
- Apresente a sua experiência e habilitações como algo positivo para a empresa.
- Acredita-se que os trabalhadores mais velhos, não sabem utilizar assim tão bem a tecnologia como os jovens. Existem muitas formas de demonstrar que essas pessoas estão erradas, começando simplesmente por criar uma conta nas redes sociais ou criar um blog.
- Enfatize que os clientes da empresa vão passar a ser atendidos por alguém com vários anos de experiência e destaque as seguintes capacidades: capacidade de resolver problemas, de trabalhar em equipa, habilidades interpessoais e relações com clientes.
- Reveja a maneira como você interpreta a realidade (mapas mentais), pois a realidade mudou. As pessoas com mais de 40 anos estão com energia e dinamismo muito grande e quem ignorar isto estará apenas enganando a si mesmo.
- Se você for contratar alguém, não se preocupe com a idade, mas sim com o caráter, experiência e potencial do profissional. Seja justo em suas considerações, pois você será um modelo para colegas que não pensam como você.
- Não se sinta intimidado por profissionais mais velhos, todos somos no fundo colegas de trabalho e sempre temos algo que aprender um com os outros. A vida é uma troca.
- Procure aconselhamento ou consultoria para a aprender a lidar com subordinados mais maduros que você, e demonstre a eles que você tem interesse a aprender a se relacionar e resolver eventuais problemas culturais.
- Estimule nas suas equipes o clima de troca de experiências e a ter relacionamentos de igualdade entre os seus colaboradores, ajude a mostrar que todos sempre ganham com a diversidade.
- Comece a programar sua carreira hoje, pensando no que vai querer ou poder fazer após os 40 ou 50 anos e eventualmente aproveite a oportunidade para desenvolver uma segunda carreira ou uma nova fase da mesma carreira que exerce hoje. Sempre há oportunidades a serem exploradas.
- Venda a sua experiência e maturidade como um diferencial para a vaga em questão.
No caso da empresa para onde você está a tentar procurar oportunidades para o seu currículo ou formação, não tiver ofertas de emprego abertas para o seu perfil profissional. Esta poderá ser uma boa forma de tentar a sua sorte, e conseguir um lugar na empresa.
Resumindo não se considere fora do mercado de trabalho, você tem vantagens sim sobre muitos jovens.
Conteúdo escrito por Vinícius Cardozo.