Empreendedorismo, Negócios e Economia

Procurar emprego após os 40 anos

É comum chegar aos 40 anos de idade e nos preocupar com o mercado de trabalho. Sempre nós perguntamos: “Ainda tenho espaço para competir no mercado de trabalho?”, a cada dia vemos mais e mais jovens saindo das faculdades e nós perguntamos também “Como vou competir com esses jovens cheios de energia?”.

Ads 02

Se você tem 40 anos ou mais e está desempregado, o mais certo é que esteja com dificuldades em arranjar um novo emprego. As entrevistas de trabalho, departamentos de recursos humanos e centros de emprego já são algumas das coisas a que você está acostumado, mas conseguir um trabalho com um salário. Por isso, recomendamos que você siga as dicas do emprego na mira:

  • Se você tem qualificações a mais, tente vender necessidades aos empregadores. Uma vez que tenha encontrado o que você pode ajudar a empresa a fazer e o cargo ideal para si, trate de imaginar como as suas qualificações podem ser úteis.
  • Assegure-se de que vende com eficácia as suas qualificações adicionais. Use cada uma das suas capacidades para impressionar os responsáveis de recrutamento.
  • Apresente a sua experiência e habilitações como algo positivo para a empresa.
  • Acredita-se que os trabalhadores mais velhos, não sabem utilizar assim tão bem a tecnologia como os jovens. Existem muitas formas de demonstrar que essas pessoas estão erradas, começando simplesmente por criar uma conta nas redes sociais ou criar um blog.
  • Enfatize que os clientes da empresa vão passar a ser atendidos por alguém com vários anos de experiência e destaque as seguintes capacidades: capacidade de resolver problemas, de trabalhar em equipa, habilidades interpessoais e relações com clientes.
  • Reveja a maneira como você interpreta a realidade (mapas mentais), pois a realidade mudou. As pessoas com mais de 40 anos estão com energia e dinamismo muito grande e quem ignorar isto estará apenas enganando a si mesmo.
  • Se você for contratar alguém, não se preocupe com a idade, mas sim com o caráter, experiência e potencial do profissional. Seja justo em suas considerações, pois você será um modelo para colegas que não pensam como você.
  • Não se sinta intimidado por profissionais mais velhos, todos somos no fundo colegas de trabalho e sempre temos algo que aprender um com os outros. A vida é uma troca.
  • Procure aconselhamento ou consultoria para a aprender a lidar com subordinados mais maduros que você, e demonstre a eles que você tem interesse a aprender a se relacionar e resolver eventuais problemas culturais.
  • Estimule nas suas equipes o clima de troca de experiências e a ter relacionamentos de igualdade entre os seus colaboradores, ajude a mostrar que todos sempre ganham com a diversidade.
  • Comece a programar sua carreira hoje, pensando no que vai querer ou poder fazer após os 40 ou 50 anos e eventualmente aproveite a oportunidade para desenvolver uma segunda carreira ou uma nova fase da mesma carreira que exerce hoje. Sempre há oportunidades a serem exploradas.
  • Venda a sua experiência e maturidade como um diferencial para a vaga em questão.
Saiba mais >>   Como fazer eventos virtuais?

No caso da empresa para onde você está a tentar procurar oportunidades para o seu currículo ou formação, não tiver ofertas de emprego abertas para o seu perfil profissional. Esta poderá ser uma boa forma de tentar a sua sorte, e conseguir um lugar na empresa.

Resumindo não se considere fora do mercado de trabalho, você tem vantagens sim sobre muitos jovens.

Ads 03

Conteúdo escrito por Vinícius Cardozo.

Ads 06

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Envie sua pauta ou release, entre em contato conosco [email protected]