Empreendedorismo, Negócios e Economia

Razões para aderir a criptomoedas em meios de pagamento

Ads 02

As criptomoedas (ou “cripto”) são ativos digitais que podem circular sem a necessidade de uma autoridade monetária central, como um governo ou banco.

Assim, essas moedas encriptadas são criadas com base em técnicas que possibilitam as transações de compra, venda e negociação de maneira segura e eficiente.

A maioria das criptomoedas são fonte de uma tecnologia conhecida como blockchain, que mantém um registro inviolável de transações e acompanha quem possui o quê. 

Ads 03

A criação de blockchains abordou um problema enfrentado por esforços anteriores para criar moedas puramente digitais: ela impossibilitou a duplicação de ativos ou posses das pessoas para que os fraudadores não pudessem utilizá-las duas vezes.

Apesar de essas ações codificadas contornarem de alguma forma as ameaças online, ela ainda não é uma moeda integralmente livre de quaisquer riscos. No entanto, é o meio mais seguro disponível no momento.

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias com Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Portal completo e atualizado diariamente, acompanhe as nossas editorias.

Dessa forma, sua funcionalidade e aplicabilidade se tornam o nome mais apropriado a ser utilizado para verificar as transações online.

Ads 04

Apesar de que possa demorar um pouco até que o consumidor médio tenha uma compreensão prática dessa moeda digital, o que está claro é que a criptomoeda chegou ao mainstream.

Pensando em manter sua marca na vanguarda, uma empresa de engenharia que faz projeto de cálculo estrutural adicionou criptomoedas à lista de opções de pagamento aceitas para sua loja online.

Para se espelhar nela é importante ter em mente as razões para adotar essa moeda digital como tipo de pagamento em seu negócio.

A tendência em adotar a moeda digital é global

Ads 05

Embora ainda haja considerável confusão e mistério em torno do que é a criptomoeda e como ela funciona, a moeda digital é mais popular do que você imagina.

Atualmente, quase metade dos consumidores dos EUA relataram investir dinheiro em criptomoedas no último ano.

Em termos de consumidores globais, um estudo da Visa de 2021 descobriu que quase um terço já usaram criptomoedas para enviar ou receber dinheiro, comprar mercadorias ou aceitar pagamento pelo menos uma vez.

Dessa mesma pesquisa, quase 10% relatou ter comprado criptomoeda como investimento, mas não fez nenhuma transação.

Saiba mais >>   Como definir o nicho de seu negócio?

Assim, embora a maioria dos consumidores ainda não esteja participando ativamente dessa categoria de pagamento, há considerável conscientização e curiosidade, e a mudança de passivo para ativo pode acontecer em um piscar de olhos.

Para quem não conhece as criptomoedas tanto assim, mas ainda quer investir, é necessário ficar atento aos seus aspectos positivos e negativos para não sair no prejuízo por falta de atenção. Dentre os lados positivos temos:

  • Instantaneidade em transações (independentemente do valor);
  • Isenção ou valor baixo nas taxas;
  • Auto-gerenciamento (sem uma instituição comandando);
  • Risco limitado de inflação.

Para balancear essa equação, existem alguns pontos negativos:

  • O valor pode mudar abruptamente;
  • Sem reembolso para transações efetuadas;
  • Trabalhoso para gerenciar sozinho;
  • Facilitação de gerenciamento de atividades ilícitas.

Mas não se preocupe, com a popularização das criptomoedas, é provável que as funções se aprimorem com o tempo, diminuindo os riscos.

Sistemas de pagamento estão adaptados

No ano passado, uma empresa de aluguel de andaimes deu a seus clientes a opção de usar moeda digital para fazer compras online e estima-se que facilitou o ciclo de pagamento para o time financeiro.

Embora a maior parte dos clientes não esteja atualmente engajado ou familiarizado com criptomoeda, ela pode estar ciente de seus benefícios.

Além disso, as principais lojas de comércio eletrônico, plataformas e sistemas de pagamento já adotam esse tipo de moeda como forma de pagar e receber.

Uma empresa de lavagem a seco de sofá, por exemplo, utiliza um aplicativo que oferece recompensas aos usuários que fazem as compras online. Essas recompensas em criptomoedas são convertidas em novas compras nessa mesma categoria.

É mais barato

Quando se trata de comércio eletrônico, mais rápido geralmente é melhor, e o processamento de pagamentos não é exceção.

Isso cai a favor da criptomoeda, pois as transações são processadas imediatamente, enquanto os sistemas de cartão de crédito levam alguns dias.

O proprietário de uma empresa de conserto ar condicionado, que analisa as coisas do ponto de vista do fluxo de caixa, acredita que ter esse acesso mais rápido aos fundos é um recurso bastante atraente.

As pequenas empresas que optam por aceitar o cartão de crédito como forma de pagamento geralmente acabam pagando taxas consideráveis.

Esses custos ainda são cumulativos pelo fato do fluxo baixo de transações. Por esse motivo, muitas delas têm um número mínimo para realizar uma compra nesse tipo de pagamento.

Saiba mais >>   3 estratégias de gestão de crise para atendimento nas redes sociais

Por isso, ao adotar criptomoedas, as taxas de transações diminuíram drasticamente. Isso ocorre, pois não existem moderadores na transação.

É rápido e seguro

Se você está tentando pagar uma pessoa ou varejista que aceita criptomoedas, você precisará de uma carteira de criptomoedas, que é um programa de software que interage com a blockchain e permite que os usuários enviem e recebam criptomoedas.

Para transferir dinheiro da sua carteira, você pode escanear o código QR do seu destinatário ou inserir o endereço da carteira manualmente.

Alguns serviços facilitam isso permitindo que você insira um número de telefone ou selecione um contato do seu telefone. Lembre-se de que as transações não são instantâneas, mas são facilmente validadas usando prova de trabalho ou prova de participação.

Prova de trabalho e prova de participação são duas técnicas de validação diferentes usadas para verificar transações antes de serem adicionadas a um blockchain que recompensa os verificadores com mais criptomoedas.

Transparência e eficiência

A criptomoeda está blindada pela tecnologia blockchain. Ela, por sua vez, é um banco de dados que armazena informações criptografadas e as encadeia de modo a formar uma coisa só: uma cadeia bloqueada.

Essa configuração descentralizada também protege os comerciantes contra estornos fraudulentos. As transações com outras formas de pagamento, como com cartões de crédito ou débito e até mesmo dinheiro são, em geral, definitivas.

Isso porque não há possibilidade de reverter o procedimento.

Esses ativos digitais, no processo criptográfico, são transferidos de modo a criar um registro não rastreável. Em seguida, eles são descentralizados, o que permite transparência aos clientes e vendedores.

Esta é uma excelente oportunidade que uma empresa de projeto de alarme de incêndio mostrou sua marca. Por meio de uma comunicação eficiente, viu que mais pessoas aceitaram a opção de pagar em criptomoedas e isso também promoveu maior fidelidade à marca.

Um registro transparente conserva a integridade das informações, o que traduz a confiança dessa tecnologia. Por esse motivo, é esperado que as pessoas passem a escolher essa essa alternativa ao invés de outras como meio de pagamento.

A criptografia permite que empresas de pequeno porte possam expandir seus negócios para o ramo internacional.

Foi dessa maneira que uma companhia de EPIs para eletricista teve seu processo de internacionalização e início de vendas online. Como em tudo neste mundo, a chave para introduzir um novo método de pagamento é uma boa comunicação.

Saiba mais >>   Gatilhos mentais: o que são e como aumentar suas vendas através deles

Se você vai dar o passo e aceitar as criptomoedas em seu site, então você tem que explicar a proposta de valor ao seu público. Certifique-se de que eles estejam cientes das novas mudanças e mostre como isso os beneficia.

Possibilita expandir seu mercado

Uma empresa de filtro de agua para torneira começou a aceitar criptomoedas em lojas de comércio eletrônico relativamente cedo. Isso atraiu, de alguma forma, novos grupos demográficos que já estavam na vanguarda.

Alguns estudos comprovam que aceitar esse novo tipo de moeda atrai novos clientes e aumenta o valor médio dos pedidos.

Portanto, adicionar uma opção de pagamento – especialmente uma tão nova – não é uma decisão a ser tomada de ânimo leve.

Ponderações para adotar esse método

As criptomoedas enfrentam todos os tipos de críticas, incluindo seu uso em atividades ilegais, volatilidade no câmbio e a potencial vulnerabilidade.

E como eles são virtuais, não há um banco de dados central para armazená-los, o que significa que eles podem ser prejudicados caso não estejam salvos em outra nuvem ou sistema online.

No entanto, o que torna a criptomoeda atraente como forma de pagamento de comércio eletrônico é sua capacidade de transferir fundos facilmente de um lugar para outro sem a necessidade de uma instituição financeira intermediária ou terceirizada.

Assim, há ainda discussões sobre soluções para abordar a segurança da carteira.

Uma empresa de aquecedor a gás digital, por exemplo, empregou um método de verificação biométrica que autentica um usuário com base no reconhecimento facial para poder acessar a carteira.

Isso reduziu significativamente a capacidade de um ladrão de roubar os bens enquanto estivesse comprando em seu site online.

Legislações a caminho

Há um número crescente de empresas em uma infinidade de setores – desde grandes empresas de tecnologia até companhias aéreas – que estão adotando criptomoedas, permitindo que os clientes as usem como método oficial de pagamento de seus bens e serviços.

Os legisladores estão atualmente trabalhando para desenvolver e aplicar regulamentos cada vez mais. Uma vez que essas regulamentações estejam em voga, os empresários deverão se adaptar.

As mudanças na regulamentação das criptomoedas provavelmente continuarão à medida que a adoção da criptomoeda se expande e surgem novos problemas e dificuldades.

Por esse motivo, é fundamental que as empresas que desejem adotar esse tipo de pagamento estejam sempre informadas sobre os ajustes regulatórios.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Ads 06

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Envie sua pauta ou release, entre em contato conosco [email protected]