Saiba como utilizar o marketing digital para aumentar os seus pacientes
Neste conteúdo você vai saber sobre
O marketing digital é indispensável para lotar a sua agenda. Veja como usá-lo da maneira correta!
O marketing médico é muito importante para manter a clínica em bom funcionamento. Isso porque, com o aumento da concorrência, ficou muito mais difícil captar novos pacientes e até mesmo fidelizar aqueles que já consultaram com você.
Nesse sentido, investir em estratégias de marketing digital ajudará a alcançar o público certo e, claro, a se manter presente na mente dos seus potenciais clientes, posicionando-se como uma autoridade no seu segmento.
Neste artigo, vamos dar algumas dicas para você usar o marketing digital a seu favor e lotar a agenda da sua clínica. Vamos lá?
Esteja presente nas redes sociais
As redes sociais são excelentes aliadas para aproximar você dos seus pacientes. Como você bem sabe, a sua rotina no consultório costuma ser muito corrida. Logo, fica muito difícil manter uma relação próxima com o seu público.
Com as redes sociais, você tem a chance de tirar as principais dúvidas das pessoas e, ainda, ganhar a confiança daquelas que nunca entraram no seu consultório.
O primeiro passo é montar um calendário editorial, no qual você definirá quais temas serão abordados para postar no seu feed. Por exemplo, se você é pediatra, pode tocar em assuntos que são dúvidas recorrentes dos pais em consultório, como:
- quando medicar a febre;
- quais os principais sintomas da covid-19;
- quando procurar o pronto-socorro;
- quais vacinas as crianças devem tomar etc.
Além disso, você pode explorar a ferramentas Stories e, com isso, fazer com que o paciente “faça parte” da rotina do seu consultório. Além disso, você pode usar a “caixinha de perguntas” para interagir com a sua audiência e fortalecer a confiança do seu público.
O ideal é contratar um social media para executar essa estratégia, pois essas tarefas costumam ser bem trabalhosas e demandar bastante tempo, pois envolve planejamento, descrição correta de legendas e elaboração de imagens — este último, se o social media não o fizer, procure um designer profissional para elaborá-las e, com isso, evitar a sensação de “amadorismo” em seus posts.
Invista em anúncios pagos
Crescer de maneira orgânica (sem investimento) é um processo muito lento e que leva muito tempo para alcançar os objetivos esperados. Nesse sentido, é importante que você invista em anúncios pagos.
Por meio deles, você consegue destinar seus anúncios para quem realmente tem interesse nos serviços oferecidos no seu consultório. Isso porque é possível segmentar o seu público, levando em consideração idade, sexo, nível de interação no seu perfil e muito mais.
Essa parte exige muito tempo e um pensamento estratégico, por isso, é interessante contratar um gestor de tráfego para gerir sua página de anúncio. Dessa forma, você consegue focar mais no seu consultório e nos pacientes e deixa a parte burocrática para quem realmente entende do assunto.
Aplique estratégias de SEO
O SEO ajudará você a ser encontrado mais facilmente pelos seus potenciais pacientes em mecanismos de busca. Nesse sentido, é importante usar o Google Meu Negócio, por exemplo, para que o seu público possa encontrá-lo sempre que digitar no Google “médico na cidade tal” ou “pediatra na cidade tal”.
Com isso, você consegue ter mais visibilidade e, consequentemente, sai na frente dos seus concorrentes, que perdem espaço no mercado à medida que a sua clínica aparece para os seus potenciais pacientes.
Colocar em prática estratégias de marketing digital não é fácil. Por mais que a internet tenha viabilizado uma maior aproximação com o público, se isso não for feito da maneira correta, os resultados não serão alcançados. Portanto, se você precisa de ajuda nesse momento, conte com o auxílio de um especialista da área.
Dessa forma, você consegue focar naquilo que gosta de fazer e apenas delega a parte que não domina para um expert.