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Como formar uma equipe de vendas excelente?

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A tecnologia e a internet estão sempre avançando, sendo que, nos dias atuais, o e-commerce está em alta. Então, com atrativos e empresas oferecendo tantos serviços, você precisa de uma equipe de vendas e de marketing eficiente.

Pensando nisso, o texto de hoje abordará o quão importante é ter uma equipe de vendas forte e eficaz, como ela pode impactar o mercado que a sua empresa atua, além de algumas dicas de como reunir os melhores vendedores e montar esse time de elite.

A grande maioria das empresas que começa a se expandir pelo mercado de trabalho, passa a entender que, para alcançar uma conquista ou um objetivo em específico, tem que começar a planejar mais os seus passos e qual caminho seguirá.

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Desde empresas de automação industrial até mesmo assistências técnicas de computadores, precisam planejar e começar a trilhar o que farão a respeito dos clientes, como atrairão a sua atenção e qual a melhor abordagem.

E, dentre as diversas frentes de negócios que uma empresa precisa prestar a atenção e se dedicar para que a organização prospere, o setor de vendas é, sem sombra de dúvida, uma das mais importantes áreas e que precisa ser bem trabalhada.

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Até mesmo empresas de consultoria ambiental precisam saber como se vender no mercado de trabalho e oferecer os seus serviços para os mais diversos clientes e leads possíveis, fazendo-os entender a sua importância no meio.

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Seguindo esse contexto, vamos agora entender como fazer para que você consiga montar uma equipe de vendas forte o suficiente para enfrentar as adversidades que o mercado de trabalho impõe. Acompanhe o tópico a seguir.

O impacto de uma equipe de vendas

Antes de mais nada, é importante estabelecermos a importância de uma equipe de vendas, independentemente se é para uma empresa que fornece serviços de logística ou fornecedores de produtos para pet shop. Qualquer empresa pode se beneficiar dela.

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O departamento de vendas sempre andou lado a lado com o departamento de marketing e, enquanto um prepara o público para se interessar pelo produto, o outro finaliza o trabalho, mostrando um atendimento de qualidade e suprindo as dúvidas finais dos clientes.

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Portanto, entenda que a equipe de vendas é responsável por: 

  • Realizar o atendimento ao cliente;
  • Negociar preços e prazos com o cliente;
  • Saber persuadir o cliente;
  • Entender o seu lugar dentro da companhia;

Claramente existem outras responsabilidades e que podem mudar dependendo da empresa, mas, mesmo que os produtos sejam fertilizantes orgânicos líquidos, ainda sim uma equipe de vendas deve saber como se portar perante o dinamismo dos clientes.

Não importa o quanto uma empresa consiga se mostrar importante no mercado, o quanto os seus produtos sejam de boa qualidade e atrativos, sem uma equipe de vendas que busque cliente e saiba gerenciar o setor, de nada adiantará, pois os lucros não condizem com os investimentos.

Em outras palavras, uma equipe de vendas impacta principalmente no processo de finalizar e fechar os acordos com o cliente, trazendo o capital para empresa e gerando receita. E, como todos sabemos, sem dinheiro nenhuma empresa se mantém de pé.

Até mesmo uma empresa de portaria sabe que a falta de dinheiro impede diversas ações da marca, desde investimentos que podem ser realizados até mesmo melhorias e pagamentos de funcionários no dia, podendo ser os primeiros passos para a falência.

Portanto, tais argumentos são mais do que o necessário para que você comece a investir em uma equipe de vendas competente e forte para o seu negócio. Sendo assim, vamos verificar como montar a sua própria equipe.

Como formar a sua própria equipe de vendas

Seguir alguns passos são essenciais caso você queira formar a sua própria equipe de vendas, como pensar em um líder, saber qual o foco dos colaboradores, realizar reuniões para alinhar ideais, entre outras prioridades.

Independentemente se a venda está relacionada com livros ou produtos de limpeza atacado, confira agora algumas dicas e orientações necessárias para a sua equipe:

01 – É necessário ter um líder

Não importa o quanto a sua equipe é boa e focada em realizar um bom trabalho, sem uma liderança definida será muito difícil alcançar os objetivos que a empresa espera do seu departamento, criando um verdadeiro caos dentro do ambiente de trabalho.

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Sendo assim, sua primeira tarefa ao criar uma equipe de vendas é definir quem será o líder dela, podendo ser alguém cujo a única função é essa. O ideal é encontrar pessoas dentro da empresa e da própria equipa para desempenhar tal papel.

Principalmente quando pensamos que, quando o líder já está na empresa há um tempo, conhece seus colegas, assim, a aceitação de todos é bastante maior, sem mencionar que o escolhido já sabe os pontos fortes e fracos de cada um.

Ou seja, ele saberá explorar melhor qual pessoa está mais apta a negociar com um cliente que deseja comprar chapa de alumínio e quem é melhor com outros tipos de ramo. Em outras palavras, será a pessoa que direcionará a equipe e fará o gerenciamento.

02 – Deixe claro os objetivos da empresa

Uma equipe que tem dentro do seu “DNA” quais os objetivos da empresa, onde pretende chegar e quais os caminhos que adotará para isso, saberá o que precisa ser feito para realizar o trabalho com excelência e qualidade.

Para isso, a missão, visão e valores da empresa devem estar bem claros, além dos objetivos serem realistas e palpáveis. Colocar metas absurdas pode desestimular a equipe e fazê-la entender que o trabalho nunca resultará em frutos.

Desde serviços de contabilidade até mesmo atingir um número X de vendas, quando tudo está sobre a mesa e as regras do jogo estão à mostra, fica muito mais fácil dos seus vendedores se sentirem parte do negócio e se esforçarem para atingir as metas estabelecidas.

03 – Capacite sua equipe

De nada adianta ter pessoas engajadas, dispostas a ajudar e que queiram fazer o negócio e a equipe crescer, se elas não estão preparadas e não tem o conhecimento necessário para colocar toda essa vontade em prática.

Por isso, é importante sempre oferecer treinamentos específicos e ensinar a sua equipe como o negócio espera que algo seja feito, preparando-os e mostrando o caminho, dando a oportunidade de crescimento e amadurecimento dos colaboradores.

Também é importante não apenas contratar pessoas de fora que sejam boas, mas também capacitar funcionários da empresa que tenham o perfil de vendas e estejam dispostos a crescer e somar com a equipe. 

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04 – Saiba valorizar a sua equipe

Um dos trabalhos que você deve ter com a sua equipe é saber elogiar e valorizar os bons resultados que ela atinge, fazendo com que as pessoas que fazem parte se sintam melhores e mais incentivadas a continuarem realizando um bom desempenho.

Uma falha muito comum de diversas equipes e empresas é sempre cobrar para que os colaboradores entreguem mais e mais, pensando que somente pagar o salário é o necessário para que qualquer um se sinta motivado a continuar produzindo.

Seres humanos não são máquinas, precisam de incentivo e de reconhecimento para entender que aquilo que fazem todos os dias tem algum significado e que está sendo visto por alguém. O líder da equipe deve saber disso e estar próximo dos funcionários.

05 – Faça reuniões de alinhamento

Tão importante quanto todos os pontos destacados até o momento, é saber mensurar e analisar os dados e resultados obtidos. E, uma das melhores formas de se fazer isso é com reuniões periódicas sobre desempenho.

O feedback é uma ferramenta extremamente poderosa que pode salvar muitas situações, que nem mesmo o indivíduo sabe que está realizando e, fazer isso em equipe pode ser essencial. Mas quando fizer, discuta apenas os resultados da equipe.

Diga o que conseguiram alcançar, qual a meta, o que pode ser feito para melhorar e apontar o que o grupo tem feito que não atingiu as expectativas. Dessa forma, todos sempre saberão o que pode ser realizado para alterar uma situação difícil, sem mencionar a sincronia do grupo em si.

Considerações finais

O texto de hoje abordou o quão importante é criar uma equipe de vendas e como ela pode causar um impacto extremamente positivo em sua empresa, além de algumas dicas e orientações de como criar uma equipe forte e efetiva.

Lembre-se que cada empresa trabalha de um jeito e possui seus próprios objetivos, valores e realidade, cabendo a você junto do líder da equipe adaptar as informações que foram aqui disponibilizadas para o que melhor se encaixa com o seu negócio.

O que resta agora é juntar os melhores profissionais que encontrar, e criar uma equipe tão unida e eficiente que os outros departamentos começarão a se espelhar no seu, fazendo com que essa estratégia se espalhe para os demais setores da empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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