CotidianoUncategorized

Como melhorar a mobilidade urbana nas favelas

Ads 02

Você sabia que a mobilidade nas favelas brasileiras é um cenário que pode ser resolvido com a ajuda dos órgãos públicos e também de toda a comunidade? Vamos te explicar como!

Sem dúvida, existem vários fatores que contribuem para que um indivíduo tenha mais qualidade de vida. Atualmente, a mobilidade urbana é um deles. Todo e qualquer cidadão que viva em uma área afastada do centro da cidade, está frequentemente mais perto de vulnerabilidades sociais, econômicas e, consequentemente, possui uma certa dificuldade em se locomover, com conforto e segurança, dentro de uma cidade. 

No entanto, para que essa situação possa ser revertida, existem algumas soluções que valem ser colocadas em prática. Entre elas, o aluguel de bicicleta barata, a melhoria na infraestrutura das ruas e, até mesmo, um fortalecimento de toda a rede do transporte coletivo. 

Ads 03

Assim, se você deseja se aprofundar no assunto e, quem sabe, ajudar a sua comunidade a ter mais bem-estar, este é um ótimo momento para acompanhar esta leitura especial. A seguir, confira algumas ideias excelentes para promover mais mobilidade urbana para as favelas do país.

Saiba mais >>   Conheça as novas regras da CNH a partir de 2021

Mais infraestrutura nas ruas

Ao falarmos sobre mobilidade, automaticamente, imaginamos os veículos que estamos acostumados a utilizar no dia a dia, como o carro, o ônibus e, até mesmo, o metrô. No entanto, é sempre importante lembrar que o principal recurso para circular em uma região é, nada mais, nada menos, do que caminhar a pé. 

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias com Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Portal completo e atualizado diariamente, acompanhe as nossas editorias.

Por essas e outras, a chamada caminhabilidade deve ser extremamente valorizada, especialmente nas áreas periféricas. De acordo com as leis brasileiras, é obrigação do cidadão preservar a calçada em frente à sua residência – mantendo o espaço limpo e, sempre que possível, reformando a superfície para evitar o aparecimento de buracos. 

Ads 04

De todo modo, sabemos que nos pontos mais pobres da cidade, muitas vezes isso não é possível, já que há uma grande falta de recursos financeiros. Então, o ideal é recorrer aos órgãos públicos, a fim de solucionar o problema e evitar que a população seja prejudicada, com foco nas pessoas com deficiência, idosos e crianças.

Ampliação do transporte coletivo

Boa parte das pessoas que habitam as periferias brasileiras utilizam o transporte coletivo para se locomover, seja para ir ao trabalho, realizar atividades de lazer ou, simplesmente, resolver os seus afazeres pessoais. 

Saiba mais >>   O ano começou com estreia para o ator e dublador AGYEI AUGUSTO

Entretanto, muitas vezes, as redes disponíveis para a população não são de qualidade, ainda mais por contar uma passagem de preço alto, frota reduzida e pouco conforto dentro dos veículos. 

Ads 05

Assim, uma das saídas mais vantajosas para a comunidade seria que tanto os órgãos públicos quanto as empresas privadas, aumentassem o número de ônibus circulando nas áreas mais afastadas. Fato este, que garantiria o direito de ir e vir do indivíduo e, com isso, promoveria mais bem-estar ao cidadão. 

Foco na ciclomobilidade

Muito além dos automóveis, transporte público e da própria caminhabilidade, há outro recurso excelente e que merece, a cada dia, ser mais considerado em se tratando de mobilidade urbana. Sim, este é o caso da ciclomobilidade, ou seja, o deslocamento que é realizado com a ajuda da boa e velha bicicleta. 

Hoje em dia, esse veículo se tornou uma superalternativa e tendência em transporte, tanto para as pessoas que moram na favela quanto fora dela. O motivo? Tal opção é muito mais barata, de baixa manutenção, sustentável e, de quebra, ajuda a manter o corpo em forma, promovendo mais saúde e qualidade de vida ao cidadão. 

Saiba mais >>   Dicas de organização para sua cozinha

Fora isso, a bicicleta serve como ótima saída para o lazer, pois conseguimos utilizá-la para passear em parques, praças ou, simplesmente, visitar pontos importantes de uma cidade. 

Aliás, para quem não possui uma bike, o lado bom é que existem instituições, como o Itaú, que estão investindo no aluguel de bicicletas. Com isso, o indivíduo consegue utilizar o veículo por um tempo determinado e, após o período adquirido, devolvê-lo em alguns dos diferentes pontos da cidade. Bem interessante!

E então, gostou dessas ideias sobre como melhorar a mobilidade urbana nas favelas brasileiras? Agora, aproveite para compartilhar o link deste conteúdo nas redes sociais e fazer com que mais pessoas tenham conhecimento a respeito do tema. Até a próxima!

Ads 06

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Envie sua pauta ou release, entre em contato conosco [email protected]