Empreendedorismo, Negócios e Economia

Kit Tecnológico Para Empreendedores

Está cada vez mais barato, fácil e prático ter acesso ao que há de melhor em tecnologia. Por isso, resolvi fazer uma lista do que mais uso, gosto muito e recomendo. São produtos e serviços que fazem meu dia-a-dia mais fácil e prático, e até o seu !!

Ads 02

Gmail e Google apps: o melhor sistema de email que conheço, de longe. E ainda é grátis. Ótimo anti-spam, agrupa em conversas suas mensagens, ótimo acesso mobile, busca excelente, tags para mensagens. Não consigo imaginar como poderia ser melhor, talvez: acesso offline real, mais rapidez para quem .

Skype: já era ótimo para fazer ligações internacionais mais baratas do que ligar no Brasil para telefone fixo. Agora eu gravo entrevistas em áudio e até em vídeo e fica excepcional. Uma ferramenta excelente para gerar conteúdo de alta qualidade.

Google Docs e formulários: uso cada vez mais o GDocs para compartilhar documentos que muitos vão editar e que não precisa de formatação. Temos uma newsletter semanal da AgriPoint, com ações de todos para compartilhar entre a equipe, que é gerado lá. Os formulários são ainda melhor. Eu gasto o mesmo tempo que gastaria para escrever um questionário em Word e ao fazer isso já tenho um formulário online perfeito, funcionando, recebendo respostas e tabulando tudo numa planilha Excell online. Difícil ser melhor. Já tenho formulários com mais de 400 respostas. É incrível.

Ads 03

Slideshare: O youtube do Powerpoint. Eu gosto até mais do que o do youtube. Uma visita lá e você pode aprender muita coisa. Slides de palestras, resumos de livros. Há conhecimento demais lá, resumido em forma de apresentações. Muitos você pode baixar, em PDF ou PPT. É incrível, eu poderia me programar para acessar todo dia para aprender alguma coisa por lá.

Dropbox: o único sistema de backup que já conseguiu que eu fizesse backup. É automático, invisível. Sem eu perceber, a todo momento está sendo feito backup, atualizado no minuto. Além disso eu posso acessar pelo iPhone, vários computadores que sejam meus, ou de qualquer máquina com acesso a internet. Gasto US$99/ano para 50GB e recomendo demais.

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias com Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Portal completo e atualizado diariamente, acompanhe as nossas editorias.
Saiba mais >>   Galpão logístico para alugar: veja 7 dicas para sua escolha!

Flickr: eu uso relativamente pouco, mas tenho certeza de que ainda é a melhor forma de compartilhar fotos. Eu quero usar mais, pois acredito que fotos são ainda uma maneira fácil de se contar boas histórias. Não é tão bom quanto vídeo, mas é muito rápido/fácil para se consumir e também para produzir.

Ads 04

Youtube e Vimeo: minha descoberta de 2010. É incrível a força que um vídeo bem feito tem para contar sua história, para mostrar quem você é. Depois do Man in the Arena aprendi muito sobre como fazer e também sobre a força do vídeo. Impressionante. Recomendo o livro Get Seen do Steve Garfield.

iPhone: A ferramenta de captação e produção de conteúdo mais portátil que tenho. Está sempre comigo e tira fotos, faz vídeos e ainda posso digitar. E agora tem até opção de transmissão de vídeo em tempo real usando rede 3G com a app do Ustream. A qualidade não é 100%, mas atende muito bem na maioria das vezes. Com o iPhone 4 vai ficar ainda melhor, fotos com 5 megapixels e vídeo em HD. Para se ter uma ideia, estou na dúvida se terei um máquina fotográfica SLR ou um iPhone 4 No futuro próximo. As fotos e filmagens podem até ficar melhores na SLR, mas a portabilidade é imbatível. PS.: O Autor do texto original usa iPhone, mas eu prefiro o Blackberry 😀

Evernote: Um sisteminha muito bom para capturar, guardar e organizar informações. Podem ser anotações de uma reunião (dizem que é ótimo com iPad), salvar páginas web, guardar imagens com informações que você tirou do iPhone, e até arquivos de voz ou gravações. Ou seja, é multimídia (texto, web, áudio) e multi plataforma (web, pc, mac, iPhone e iPad). Não uso demais, mas gosto muito. Ainda estou na conta grátis, que me atende muito bem.

Saiba mais >>   Como ser entregador da Rappi
Ads 05

Basecamp: Ótima ferramenta para gerenciar projetos, que usamos na empresa. Agora com tradução para português fica ainda mais fácil de usar. Imagine um projeto onde as atas das reuniões funcionam com um post de blog, com comentários, e além disso tem uma ferramenta de to-dos (itens a fazer) e milestones. É muito simples, o que torna o produto especial. Ele é bom porque tem de menos, não demais. Para se ter uma ideia eles vendem um software por assinatura mensal e não oferecem treinamento. Dizem que o software para ser bom, não pode ter treinamento, tem entender apenas olhando e usando. E é assim mesmo em 99% das funções.

WordPress: A ferramenta para sites e blogs que uso desde início de 2008 e gosto cada vez mais. Até contratei uma empresa para turbinar esse meu blog e tornar fácil de se criar novos, outros, para amigos e quem sabe até clientes no futuro. Tem tudo, é fácil de instalar e usar. Para se ter uma ideia, o botão like/curtir do Facebook que tem abaixo do título em todos os posts é ótimo para gerar tráfego, é das inovações do ano do FB e pouquíssimos sites brasileiros já tem. No meu, levou uns 2 minutos para instalar.

Audible: Meu grande companheiro de viagens de carro a trabalho (que quase sempre estou sozinho). Tenho uma assinatura mensal de audiobooks em inglês, custa US$ 15/mês e tenho acesso a um livro por mês. Eu treino meu inglês e aprendo com uma velocidade incrível. Num tempo que não daria para ler. Eu ainda uso 10% do tempo no carro ouvindo música, ou não ouvindo nada, quando quero me concentrar ou relaxar. Mas acho que é uma oportunidade expcepcional para aprender, num momento que tenho poucas outras coisas a fazer.

Kindle (aparelho e para mac/pc): A forma mais barata de se ler livros de negócios em inglês. E a mais rápida. Consigo comprar e começar a ler no mesmo dia que lançaram nos EUA. Como disse o Washington Olivetto na Casa do Saber ano passado: há dois tipos de leitores, o agressivo que quer ler/saber antes de todo mundo e o defensivo que quer ler para não ficar para trás. Eu definitivamente sou do tipo agressivo e o Kindle me ajuda muito.

Saiba mais >>   Associação Comercial de São Paulo abre inscrições para o programa Ac boost, direcionado a startups

iMovie: Incrivelmente fácil de se editar e produzir vídeos com qualidade muito melhor do que eu imaginava que conseguiriam fazer algum dia. E usando o Keynote para fazer telas de abertura e fechamento, fica ainda mais fácil e rápido. Se você usa Mac, aprenda a usar. Se você quer mexer com vídeo e não usa Mac, vale a pena reavaliar.

Canon HD com entrada para microfone: Minha camera atual, com um microfone direcional externo. Descobri que as cameras de filmar atuais capturam com uma qualidade muito superior ao que você vai usar em qualquer situação. Essa minha grava em qualidade muito melhor do que um DVD por exemplo. O problema é qualidade do microfone embutido. A solução, que aprendi no livro Get Seen, foi comprar um bom microfone externo. Eu acredito que hoje a barreira de entrada para se produzir conteúdo de qualidade não é mais hardware, é de gente.

Caderno Moleskine e lapiseira Pentel: A melhor forma que já encontrei para capturar anotações, pensamentos e ideias. Tento ter sempre os dois comigo. O Moleskine é o caderno mais legal que já tive. Faça um busca no Google, que vai ver a quantidade de fãs no mundo. Lapiseira Pentel é um resquício da formação em engenharia (agronômica) e dos tempos de nerd. É simples, precisa e funciona sempre. Uma boa companheira.

Essa minha lista é de alguma forma inspirada nas listas anuais do Michael Techcrunch Arrington, Jason Mahalo Calacanis e também do Ricardo Bizrevolution Jordão.

Bom, essa é minha lista de produtos, programas e serviços que mais gosto e uso. Qual é a sua? Gostaria de saber suas sugestões e impressões.

Ads 06

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Envie sua pauta ou release, entre em contato conosco [email protected]